9 de ago de 2011

Mãos de veludo!



Você já ouviu alguém por aí dizendo que de nada adianta ter rosto de princesa se suas mãos estão descuidadas e envelhecidas. Realmente, as nossas mãos são capazes de entregar nossa real idade!

A mão envelhece como as áreas expostas ao sol (rosto e colo), pois o principal fator que leva ao seu envelhecimento é o sol, modificando fibras colágenas e elásticas, elevando à atrofia (pele fina com aparecimento de vasos), mudando a pigmentação (levando à formação de manchas) e até alterando o DNA da célula, alteração que pode levar ao câncer de pele.

A proteção solar é fundamental pois bloqueará os efeitos nocivos do sol na pele e, com isso, retardando o processo de fotoenvelhecimento.Por isso se na hora de aplicar o protetor no rosto diariamente, você lembra de colocá-lo no dorso das suas mãos também, PARABÉNS! Suas mãos futuramente não irão entregar a data de nascimento que consta na sua identidade!

O principal cuidado é o uso de filtro solar diário (FPS 33) e de altos filtros (FPS 60-90) quando da exposição intensa ao sol. Além disso, hidratar as mãos, manter as unhas higienicamente cortadas e sem micose são atitudes essenciais para manter a beleza das mãos. Para quem trabalha com água e detergente, o uso de luvas de borracha aflaneladas internamente evita fungos e bactérias e alergias de contato.

Para os tratamentos de rejuvenescimento das mãos, quando começam a aparecer rugas e manchas, pode ser utilizado tratamento com laser de Rubi e luz intensa pulsada, ácidos e peelings. Para as rugas, pode-se utilizar radiofreqüência, infravermelho, ácido hialurônico, dentre outros preenchedores.

O ácido hialurônico, por exemplo, age preenchendo os sulcos no dorso das mãos e, ao atrair água, atua promovendo a hidratação de toda essa região. O ideal é associar ao uso de laser que estimula o processo natural de regeneração da pele.

Dra.Pâmela Rosa Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário