23 de ago de 2011

Treinamento Funcional - a bola da vez!



O treinamento funcional, também conhecido como treinamento proprioceptivo, é considerado o treinamento da moda pela mídia e aclamado por alguns profissionais como uma nova tendência em fitness.O treinamento funcional é um método de treinamento que se baseia na instabilidade mecânica para gerar estímulo e equilíbrio.

Através do desenvolvimento das habilidades biomotoras (força, resistência, coordenação, flexibilidade e velocidade), aprimora tanto a postura estática (quando estamos parados) quanto a postura dinâmica (quando estamos em movimento). Trabalha também com os músculos sinergistas (auxiliares) dos movimentos e os estabilizadores das articulações.




Este tem como objetivo preparar melhor o corpo de uma forma integrada, trabalhando componentes neurológicos como equilíbrio e propriocepção que são importantíssimos para o dia a dia do indivíduo.

O treinamento funcional é considerado por alguns, uma metáfora da própria vida. Uma exigência motora e muscular que o treinamento convencional de musculação não proporciona por trabalhar a musculatura de forma isolada.

Os exercícios são feitos em cima de bases instáveis, como bolas, pranchas, bastões e outros materiais, tornando-se menos monótonos e bem eficientes, apresentando resultados bastante satisfatórios, tanto na parte postural quanto na parte estética, devido ao alto grau de exigência neuromuscular gerado pela variabilidade de movimentos não lineares e alto gasto calórico gerado pelo treinamento.

Esta proposta de treinamento passou a ser mais explorada devido à análise de algumas carências geradas pela musculação. O treinamento convencional gera indivíduos hipertrofiados e fortes, mas somente para forças específicas exigidas nos exercícios da musculação. A proposta do treinamento funcional, é gerar indivíduos fortes, ágeis com bastante equilíbrio e coordenação, para as atividades como um todo, além de gerar um elevado gasto calórico.

O profissional que deseja trabalhar com o treinamento funcional deve ser bem qualificado, possuir experiência e um bom conhecimento em biomecânica para realizar uma prescrição adequada de exercícios funcionais de forma segura e eficiente.

Benefícios do método:

-Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal;
-Melhoria da postura;
-Melhoria do equilíbrio muscular;
-Diminuição da incidência de lesão;
-Melhora do desempenho atlético;
-Estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral;
-Aumento da eficiência dos movimentos;
-Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
-Melhora da força, coordenação motora;
-Melhora da resistência central ( cardiovascular ) e periférica ( muscular );
-Melhora da lateralidade corporal;
-Melhora da flexibilidade e propriocepçao;
-Dentre outras qualidades necessárias e indispensáveis para a eficiência diária e esportiva.

Vale a pena lembrar que uma avaliação prévia deve ser realizada para que se possam saber quais destas qualidades e quais os padrões de movimentos necessitarão de mais atenção na prescrição dos programas de exercícios, e assim, serem estimuladas corretamente.




A Clínica DUE conta com um estúdio fitness exclusivo para a prática de exercícios inteligentes, como o treinamento funcional. As aulas são ministradas por fisioterapeuta especializada. Agende já sua aula experimental na DUE e conheça já o método que é o maior sucesso do mundo fitness!

Dra. Pâmela Rosa Pereira

Um comentário:

  1. Faz MUITA diferença na vida da pessoa depois que ela começa a praticar esse tipo de treino!! A diferença é da água para o vinho!

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