17 de ago de 2011

Você sabia?


Para manter para sempre o peso alcançado após uma dieta ou tratamento para emagrecimento, você deve conseguir manter o peso atingido por um número de meses equivalente à quantidade de quilos perdida.

Por exemplo, se você emagreceu 10kg deve manter o peso alcançado por 10 meses. Nesse período você não deve variar seu peso em mais de 2kg (para mais ou para menos).

Isso ocorre porque após perder muito peso, o nosso organismo tenta naturalmente recuperar o peso perdido. Ele não entende que você quis emagrecer, e sim, acha que você passou por um período de privação ou escassez de alimentos. Ele (o organismo) nos atrapalha por estar tentando nos ajudar.

Nesse período em que você deve manter o peso atingido vários hormônios estão agindo tentando fazer com que você recupere os quilinhos perdidos. Eles atuam aumentando o apetite, diminuindo a quebra dos estoques de gordura e aumentando a formação de gordura nas células adiposas.

Após passado esse período crítico (que vai durar o número de meses igual ao número de quilos perdidos) esses mecanismos são menos intensos e daí em diante se torna muito mais fácil manter seu peso estável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário