22 de set de 2011

DUE na prática! Entrevista- Vera Helena Dias























A entrevistada desse mês é a estudante Vera Helena Dias, de 18 anos. Como poderá ser lido na entrevista abaixo, com maiores informações, a Vera é um exemplo de que o Pilates pode ter inúmeros benefícios para a mesma pessoa,até mesmo uma pessoa super jovem e ativa como ela. O Pilates pode beneficiar esteticamente e também reabilitando e, principalmente, previnindo lesões.

COMO CONHECEU O PILATES E O QUE TE CHAMOU ATENÇÃO NO MÉTODO?
Estava em busca de academias e clínicas para aumentar a minha prática de atividades físicas. Já havia tido acesso a informações sobre o pilates, mas não havia visto uma aula. Então, quando realmente o conheci, fazendo uma aula experimental, gostei bastante. Logo percebi o quanto a respiração é importante na prática desta atividade, e que iria conseguir conquistar todos os meus objetivos.

HÁ QUANTO TEMPO PRATICA O MÉTODO?
Pratico pilates há 2 anos, sempre com a Dra. Pâmela.

COM QUAL OBJETIVO VOCÊ INICIOU A PRÁTICA?
Bom, eu tinha vários objetivos: melhorar a postura, fortalecer os meus joelhos (principalmente o esquerdo), além de realizar as atividades físicas com mais frequência, solicitadas pelo meu médico, devido o problema de luxação congênita que tive no quadril esquerdo*.

E QUAL OS BENEFÍCIOS QUE SENTIU COM A PRÁTICA DESDE O INÍCIO ATÉ HOJE?
O principal benefício foi a melhora nos meus joelhos. Quando comecei o pilates tinham movimentos em que só conseguia realizar, após um grande esforço. Atualmente até pular corda, que é um exercício de impacto para o joelho, consigo realizar, sem dificuldades. Com relação à minha postura, consegui ter um grande avanço. Sei que ainda tenho muito o que melhorar neste aspecto, mas com o pilates consegui ter uma visão melhor do meu corpo, que me ajuda a corrigir a postura em momentos de distração.

PARA VOCÊ, QUAL O DIFERENCIAL DO PILATES EM RELAÇÃO ÀS DEMAIS ATIVIDADES FÍSICAS?
Quando pratico o pilates percebo que além de ser bom para o meu corpo - fortalecendo os meus músculos e modelando o meu corpo - ele me ajuda a relaxar. Saio da aula me sentindo mais leve, e bem disposta.

PRATICA MAIS ALGUM TIPO DE EXERCÍCIO FÍSICO OU TEM MAIS ALGUM TIPO DE CUIDADOS COM A SAÚDE E BELEZA (dieta, tratamento estético)
Cuido da minha pele, principalmente do rosto. Utilizo creme de limpeza, e remoção de cravos e espinhas. Gosto de fazer atividades físicas, assim no meu tempo livre pratico atividades, como: caminhadas, ciclismo e vôlei.


*Luxação Congênita do Quadril ocorre devido a perda do contato da cabeça do fêmur com o acetábulo do quadril durante o nascimento. Pode acontecer por um mau posicionamento intra-uterino, aonde os ligamentos acabam mais frouxos levando a luxação durante o parto, ou devido à hereditariedade. O tratamento dependerá de quando for descoberto. Pode ser através do uso de órtese ou correção cirúrgica. Quanto mais cedo diagnosticado e tratado menores as sequelas motoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário