8 de set de 2011

Farinhas: qual escolher?



A cada dia surgem mais e mais farinhas nas lojas de produtos naturais: farinha de banana verde, de feijão, de berinjela....e muitas pessoas se perguntam: para que serve? Qual escolher?

Vamos lá....
É muito interessante usar a farinha para diminuir o açúcar e gordura no sangue, ou seja, ajuda na prevenção de controle de diabetes, colesterol e por isso, ajuda a emagrecer! Outro fato importante, é que toda fibra, tem fibra insolúvel e solúvel na composição. Fibra insolúvel vai ajudar o intestino funcionar e a outra fibra, vai promover saciedade, tirando um pouco a fome! Então, só tem benefícios!

Você encontra nas lojas de produtos naturais: farinha de beringela, farinha de linhaça, farinha de banana verde, farinha de brócolis, farinha de maçã, farinha de maracujá, farinha de laranja amarga, farinha de uva e farinha de feijão branco.
Vejamos a especificidade de cada farinha:


Farinha de linhaça dourada: Além das fibras, a pequena semente é riquíssima em ômegas 3 e 6, vitaminas, minerais e proteínas. Ajuda, ainda, no rejuvenescimento celular e na prevenção de doenças cardiovasculares. É também fonte poderosa de fitoestrógeno, que, segundo estudos, protege contra o câncer de mama.

Farinha de berinjela - função hepática, indicado para esteatose, dislipidemia (colesterol elevado)

Farinha de banana verde - rica em amido resistente, auxilia na função intestinal, principalmente para quem toma antibiótico e precisa tomar lactobacilos. Importantíssima como reguladora intestinal e também ajuda muito na saciedade e controle de glicemia.

Farinha de brócolis - rica em antioxidantes, previne envelhecimento precoce.

Farinha de uva - rica em antocianina, um poderoso antioxidante.

Farinha de feijão branco: contém a faseolamina, uma proteína de reserva, é a responsável pela ação emagrecedora.

Farinha de maracujá - controla glicemia, indicada para diabéticos.

Farinha de maçã - contém pectina, que promove saciedade

Farinha de laranja - contém citrus aurantium, que acelera o metabolismo local de gordura corporal, indicada para quem malha.


Dica:
Como ingerir a farinha: 1 colher de sopa, diluir em líquidos, água, suco ou chá (o melhor é liquidificar) e ingerir 3 vezes ao dia antes das refeições.
É possível também fazer uma misturade várias farinhas, guardar em um pote de vidro e usar em sucos, sopas, saladas e refeições.

Dra. Pâmela Rosa Pereira

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