19 de set de 2011

O PILATES NA DUE AGORA TORRA CALORIAS!!!

Algumas pessoas acreditam que basta subir na balança e pesar “menos” para que tenham perdido peso. Devemos sempre lembrar a necessidade de manter uma dieta equilibrada e disciplina na prática das atividades aeróbicas, para que percamos peso gradativamente. Entre os exercícios aeróbios estão a caminhada, corrida, natação, pular corda, pedalar, andar de patins e outros, todos contribuem bastante nesse processo.

O foco principal do Pilates é a consciência corporal durante os exercícios combinado com a respiração e postura. Existem outros benefícios de melhora das capacidades físicas que são mais visíveis na prática do método como: melhora da flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora e resistência muscular, onde podemos elaborar as sessões com estratégias de intensidade que favorecem no processo de emagrecimento, usando alguns exercícios que elevem a freqüência cardíaca do cliente.

O emagrecimento não decorre exclusivamente da prática de Pilates, mas de uma combinação de fatores. Também depende do tipo de corpo do aluno, do nível de esforço e dos tipos de exercícios trabalhados durante a aula.

Normalmente, o gasto energético de uma aula de Pilates fica abaixo do que precisamos para “queimar gordura”. Precisar a perda de calorias numa aula de Pilates é bem difícil, pois as aulas têm objetivos diferentes, mas normalmente consideramos uma média de 400 calorias por sessão, que varia de acordo com o objetivo e condicionamento de cada aluno.





Outra estratégia é a utilização de acessórios que contribuem para atingir resultados como o trabalho aeróbico: a DUE utiliza a corda e o mini jump (mini trampolim). Esses acessórios são utilizados intercalando séries de exercícios do Pilates com saltos variados e ritmos variados na corda e no jump, mantenho a frequencia cardíaca sempre elevada, proporcionando maior gasto calórico e SIM, queima de gordura.

Vale lembrar que para utilização desses acessórios, também deve haver prescrição do profissional. Na DUE, a fisioterapeuta e educadora física estão sempre acompanhando e orientendo os alunos durante a prática e por isso, o exercício é sempre seguro!


Prepare-se para o verão na DUE. Ainda dá tempo e com treino regular de 2x na semana já sentirá no primeiro mês os benefícios!



Dra. Pâmela Rosa Pereira.

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