1 de out de 2011

Alimentos industrializados são melhores que naturais???

É preciso comer 425 tomates por dia para conseguir uma quantidade significativa de fitoesteróis, substância que ajuda a controlar o colesterol. Ou então, duas colheres de creme vegetal enriquecido com a substância.

A comparação é do pesquisador Gert W. Meijer, que não por acaso, é o vice-presidente de Nutrição e Saúde da Unilever. Segundo ele, comida industrializada pode ser melhor do que a natural.

"Alimentos processados mantêm um padrão de qualidade e têm rótulos com informações sobre seus ingredientes e nutrientes", disse.

Outra vantagem, de acordo com Meijer, é a segurança e a conservação. "O alimento in natura pode estar contaminado por bactérias e fungos. Além disso, logo após a colheita, eles começam a perder qualidade nutricional."

Não é só a indústria que vê vantagens nos processados. Para alguns nutricionistas, natural também não é sinônimo de saudável. Eles dizem que é preciso esquecer a idéia de que todo alimento natural é saudável e todo industrializado é ruim. O açúcar da cana faz mal a diabéticos e o leite integral e os queijos caseiros têm gordura saturada. E são todos alimentos "naturais".

Alguns processados concentram nutrientes presentes em pouca quantidade em frutas, verduras e legumes. Há cereais com adição de vitaminas e cremes vegetais (margarinas) com fitoesteróis e ômega 3.

Às vezes, uma vantagem da industrialização é deixar o produto mais palatável, como é o caso de alguns cereais e bebidas à base de soja.

O ideal é buscar produtos industrializados saudáveis. Poucas pessoas conseguem planejar o cardápio e ingerir porções ideais de proteínas, carboidratos, frutas, legumes e verduras no nosso dia a dia. Então alguns alimentos industrializados que trazem a proporção correta de cada tipo de nutriente que devemos ingerir numa refeição pode ajudar nesses casos.

Porém podemos pensar também que só precisamos de alimentos enriquecidos com nutrientes porque existem os industrializados sem nenhum valor nutricional...

Outro problema é que mesmo sendo enriquecidos e trazerem menos calorias, muitos industrializados ainda têm sal demais. A embalagem pode dizer que o produto tem mais fibras ou menos sódio, mas dificilmente uma bolacha tem mais fibras do que uma concha de feijão ou uma xícara de cenoura ralada.

O fato é que quando o rótulo diz: mais fibras ou menos sódio, está se referindo em comparação com outros produtos similares...ou seja, aquele ali é "menos pior" que os outros, mas não é ideal!

Claro que respeitamos a opinião dos profissionais da indústria alimentícia quanto à qualidade nutriocional dos seus produtos, mas o fato é que, comparados com produtos frescos, naturais, sem conservantes e claro, que foram adequadamente cultivados, eles não têm chance.

Dra. Priscila Rosa Pereira.

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