1 de nov de 2011

Atividade física protege contra o Câncer de Mama






A pesquisa Breast Cancer Detection Demonstration Project Follow-up Study analisou a atividade física de 32.269 mulheres através de questionários ao longo de onze anos. Atividades regulares como corrida, ginástica aeróbica ou trabalho doméstico vigoroso estão associadas a uma redução de 30% do risco de desenvolvimento de câncer de mama em mulheres com peso corporal normal e na pós-menopausa. O estudo foi publicado na revista Breast Cancer Research.

Após análises estatísticas, os resultados monstraram uma associação inversa entre atividades físicas vigorosas e câncer de mama em mulheres na pós-menopausa que apresentavam peso corporal normal. A atividade física pesada só protege mulheres que não estão com sobrepeso ou obesas. Exercícios leves não têm o mesmo efeito. Esta relação não varia de acordo com o status de receptores hormonais. Os achados sugerem que atividades físicas atuam em mecanismos biológicos que são independentes do controle de peso do organismo.

Foram consideradas atividades vigorosas: corrida, caminhada rápida, tênis competitivo, aeróbica, bicicleta ao ar livre, dança rápida, tarefas domésticas pesadas como esfregar o chão, lavar janelas, cavar no jardim ou cortar madeira. Exercícios leves incluíam passar aspirador de pó, lavar roupas, pintura, jardinagem em geral, caminhada, tênis recreativo e boliche.

FAÇA ISSO POR VOCÊ!!! Pratique exercícios físicos.

Dra. Pâmela Rosa Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário