1 de jan de 2012

As cores da saúde



Coma um Arco-íris:

As frutas e hortaliças não são apenas ricas em vitaminas, minerais e outros nutrientes, como também em substâncias conhecidas como fitoquímicos, que previnem doenças como derrame, cardiopatias, alguns tipos de câncer, osteoporose, infecções do trato urinário e protegem contra os efeitos do envelhecimento. Muitos fitoquímicos estão relacionados com os pigmentos das plantas. Assim, uma maneira simples de garantir uma boa quantidade de fitoquímicos variados é ingerir cores diferentes, de preferência não apenas grandes quantidades de, digamos, maçãs ou cenouras. Ingerir grandes quantidades de frutas e hortaliças de muitas cores garantirá também uma variedade de vitaminas e minerais no organismo.

BRANCO = a cebola, o alho, o alho-poró e a cebolinha contêm enxofre que previne câncer, hipercolesterolemia e hipertensão. Além de terem propriedades antimicrobianas naturais que ajudam o corpo a combater infecções. A soja e seus derivados como o tofu e o leite são ricos em isoflavonas – precursores dos estrogênios vegetais, que ajudam a regular os níveis de hormônios femininos e reduzem o risco de câncer de mama e próstata. Também reduzem colesterol, sintomas de menopausa e estimulam a renovação dos ossos. Acredita-se que a ingestão de soja é uma das razões das mulheres japonesas sofrerem menos fraturas ósseas, embora consumam menos cálcio que as mulheres ocidentais.

LARANJA E AMARELO = cenoura, abóbora, pimentão amarelo, laranja, manga e damascos são apenas alguns produtos amarelos e alaranjados ricos em carotenóides. Cerca de 600 carotenóides diferentes foram identificados até agora, todos com poderosa ação antioxidante e protetora dos tecidos contra agentes cancerígenos. O corpo é capaz de converter alguns desses carotenóides em vitamina A, que é necessária à saúde da pele, à imunidade, ao crescimento e desenvolvimento do embrião e do feto. A luteína, bastante presente nesses alimentos reduz o risco de degeneração macular e catarata.

VERMELHO = tomate, pimentão vermelho, melancia, papaia e goiaba são todos ricos em licopeno, outro elemento da família dos carptenóides que ajuda a combater doenças cardíacas e alguns tipos de cânceres. O cozimento e processamento dos alimentos rompem o licopeno tornando sua absorção mais fácil, portanto esses alimentos são mais benéficos cozidos do que crus! A betacianina presente na beterraba é antioxidante e ajuda a desintoxicar o fígado.

ROXO E AZUL = produtos azul-escuro e roxos, como mirtilos, ameixas, uvas, cerejas, framboesas e repolho-roxo são ótimas fontes de antocianinas – poderosos antioxidantes que retardam o envelhecimento, estimulam a síntese de colágeno e fortalecem os capilares sanguíneos. Também têm propriedades antiinflamatórias.

VERDE = a clorofila presente nas verduras verdes tem efeito estimulante na produção de glóbulos vermelhos e ajuda na prevenção do câncer do intestino. Brócolis, repolho, couve de bruxelas, couve manteiga e agrião são ricos em glucosilonatos (fitoquímicos) que incluem os indóis e isotiocianatos. Acredita-se que estes compostos desempenhem papel importante na prevenção do câncer.

Veja um pequeno exemplo de como é simples comer uma cor de cada grupo num dia:

- Beba um copo de suco de laranja ou de frutas vermelhas (melancia, morango, framboesa, amora, uva) ao acordar

- Faça um lanchinho com damascos secos ou coma 5 morangos picados polvilhados com um pouco (1 colher de chá) de açúcar no meio da manhã

- Ao longo do dia coma uma maçã vermelha ou verde, ou uma pêra, ou uma fatia de melancia, ou de melão, ou uma manga, ou um pêssego (se preferir coma mais de um tipo de fruta – de 2 cores diferentes – picadinhas com granola e iogurte)

- Coma no almoço ou jantar uma salada de folhas verdes com tomate e cenoura ralada

- Coma no almoço ou jantar macarrão com molho de tomates frescos e manjericão

- Coma no almoço ou jantar um frango grelhado com ervas (salsinha, cebolinha verde, sálvia, etc) e brócolis e cebolinhas fritas

- Coma no almoço ou jantar uma sopa de espinafre ou cebola

- Coma no lanche do meio da tarde uma maçã assada no forno com mel e canela (corte a tampinha da maçã, tire o miolo com as sementes, coloque mel e canela dentro, feche a tampinha e asse no forno uns 20 minutos)

- Coma no almoço ou jantar um omelete (2 ovos) com tomate picadinho, manjericão, queijo branco ou polenguinho light picado, milho e ervilha (tempere com uma pitada de sal e pimenta)


Que tal deixar sua vida mais colorida?
Experimente! Discipline-se a comer pelo menos uma fruta ou verdura por dia para começar e aos poucos vá incoporando mais frutas e verduras de diferentes cores à sua dieta!

Dra. Priscila Rosa Pereira.

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