7 de jan de 2012

Homens quebram preconceito e aderem ao Pilates



Prática garante força, flexibilidade, equilíbrio e até desempenho sexual.


Numa rua da Vila Olímpia (SP), executivos engravatados caminham a passos largos carregando mochilas. O destino é um endereço discreto na cobertura de um condomínio comercial. Diferente do que se possa imaginar, eles não estão atrasados para os compromissos de trabalho, indo para a malhação em uma academia ou buscando relaxar após o expediente. Lá funciona a sede de uma rede de academias de Pilates – atividade criada há 80 anos pelo alemão Joseph Pilates a partir de fundamentos do yoga, zen e técnicas gregas e romanas. Apesar de ter sido adotada primeiro pelas mulheres, a prática tem se popularizado entre os homens nos últimos anos.

Nos Estados Unidos por exemplo, a maior parte dos times de esportes profissionais tem estúdios especializados dentro de suas dependências. Praticado tanto com a ajuda de aparelhos (cadillac, chair, reformer e barril), como no solo com a ajuda de acessórios (mat), o Pilates fortalece os músculos abdominais mais profundos, chamados de ”core” pelos praticantes.

Homens procuram o Pilates por influência de companheiras.

Algumas histórias demonstram que não é preciso ser atleta profissional para aderir ao Pilates. Marcelo Tavano, 35, foi praticante de artes marciais na adolescência e voltou a ter uma atividade física regular há dois anos. “Comecei a caminhar, depois a correr, e senti a necessidade de fortalecer a parte muscular.” Hoje Tavano faz atividades físicas seis vezes por semana. “ A idéia de ficar parado numa sala nunca me estimulou a fazer musculação. Conversando com amigos, soube que Pilates poderia ser mais indicado.” Praticante há 10 meses, ele viu os resultados surgirem em pouco tempo e de forma equilibrada. “Depois de dois a três meses tive um desenvolvimento muscular harmônico”, conta o publicitário.

O advogado Gustavo Junqueira, 25, aluno de um estúdio na região da Avenida Paulista, joga futebol de três a quatro vezes por semana e também nunca gostou de academia. Ele destaca o desenvolvimento muscular balanceado como uma das vantagens do Pilates. Praticante há quatro meses, ele já nota melhoras consideráveis em seu condicionamento físico. “Melhorou minha resistência, flexibilidade e postura”, diz.

A prática também ajuda a prevenir lesões. Com a musculatura da barriga e abdome mais alongadas, é possível melhorar o controle do corpo. Isso é o Pilates: focar no fortalecimento das extremidades e fortalecer o core. O também publicitário Douglas Barbosa viveu “na gandaia” até os 37 anos. Nos últimos 25 anos, porém, ele pratica exercícios físicos regularmente. Mas o Pilates só entrou em sua vida há quatro anos devido a um problema de saúde. “Meu médico recomendou uma atividade mais tranqüila.” Segundo Barbosa, a perda de um pouco da capacidade aeróbica foi compensada por melhoras no equilíbrio, força e bons resultados cardiorrespiratórios. “Me sinto melhor aos 61, do que aos 57”, diz.

As principais vantagens são a redução de dores, o fortalecimento estético, a liberação de endorfina (comum a todas as atividades físicas) e até a melhora no sexo.






Fonte: Época São Paulo.






Dra. Pâmela Rosa Pereira.

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