22 de jan de 2012

Levotiroxina pode ser usada à noite para tratamento do hipotireoidismo

Tradicionalmente, o comprimido de levotiroxina é prescrito pelos médicos para ser tomado pela manhã em jejum com estômago vazio. Isto porque estudos anteriores demonstravam a necessidade de pH estomacal ácido para adequada absorção do medicamento.

Um estudo realizado em Rotterdam Holanda, e publicado este mês na revista Archives of Internal Medicine, sugere que a levotiroxina tem os mesmos efeitos se ingerida de manhã ou a noite.

Os autores acompanharam 105 pacientes com hipotireoidismo, que foram orientados a tomar 1 cápsula de manhã e 1 cápsula a noite (uma contendo levotiroxina e outra placebo, sem substância química na cápsula) durante 3 meses. Depois desta fase, os pacientes foram orientados a trocar o horário das cápsulas (a da manhã para a noite e vice-versa) por mais 3 meses. As cápsulas eram iguais e nem os pacientes nem os médicos sabiam qual continha placebo e qual continha levotiroxina.

A análise dos resultados foi baseada em 90 pacientes que completaram todo o estudo. A ingestão da levotiroxina na hora de dormir (a noite) provocou menores níveis de TSH, aumento no T4 livre e no T3 total (melhor resultado no controle hormonal). Níveis de creatinina, lipídeos, índice de massa corporal, frequência cardíaca e qualidade de vida não foram diferentes entre o uso matinal e noturno.

Com base nestes dados, os autores sugerem que os médicos devem reconsiderar o uso de levotiroxina à noite.

Mais estudos são necessários para comprovar que o uso noturno da levotiroxina é realmente eficaz, mas este já mostra que existe uma possibilidade.

Dra. Priscila Rosa Pereira.

5 comentários:

  1. Olá,
    Eu tomo levotiroxina pela manhã em jejum, pois tenho Tireoidite de Hashimoto. Gostaria de tomar em outro horário para poder fazer exercícios físico pela manhã. Preciso me alimentar antes dos exercícios e não posso fazer isso tomando o remédio da tireóide. Gostaria de mais informações sobre esse assunto. Obrigada, Luciane.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciane, um estudo mostrou que desde qu seja tomada com um jejum de 4 horas, pode ser em qualquer horario. De manhã é o horário mais fácil de estar tanto tempo em jejum (jejum mesmo, sem ter comido ou bebido nada), então é por isso que ela é recomendada nesse período. Mas se o paciente conseguir fazer 4 horas de jejum num outro período do dia, pode tomá-la em qualquer outro horário.

    ResponderExcluir
  3. Clínica Due,
    Tb li sobre esse estudo e fiquei bem interessada em saber mais. Houve mais algum aditivo no assunto, de sua parte?
    Estou seriamente tendendo a tomar a levotiroxina antes de deitar-me à noite.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. E... não é obrigatório se alimentar depois (após 30 min no mínimo)de ter engerido o hormônio?

    Cristina.

    ResponderExcluir
  5. O estudo fala que é necessário jejum de 4 horas no mínimo para se tomar o hormônio. Após tomá-lo, deve-se esperar 1 hora para se alimentar novamente.

    ResponderExcluir