9 de jan de 2012

Você sabe se seu pão integral é realmente integral?


Essa dica é muito importante:

Muitas vezes você acha que está comendo um pão integral (mais saudável) e não está!

A maioria dos pães que se dizem light, integral, de centeio, 7 ou 12 grãos, etc, não são tão saudáveis assim...

é que muitos usam como principal ingrediente a farinha de trigo comum e apenas "salpicam" uns grãos integrais para chamar o pão de light, centeio, integral, etc. Outros até usam a farinha de trigo integral, mas misturada com a farinha comum, sendo que na maioria das vezes, a quantidade de trigo integral é muito menor que a de trigo comum!

Então, dentre as diversas opções do supermercado e padarias, como fazer para saber escolher o pão mais saudável e realmente integral?

Basta você olhar na embalagem a lista de ingredientes do pão e verificar se o primeiro ingrediente da lista é uma farinha de trigo ou de centeio integral.

Na lista de ingredientes de um produto, eles sempre são listados de acordo com a quantidade de cada um dos ingredientes usados, do maior para o de menor quantidade. Ou seja, o primeiro ingrediente a aparecer na lista é aquele que é usado em maior quantidade no produto.

Se você ver que o primeiro ingrediente da lista é a farinha de trigo comum (muitas vezes aparece escrito assim: farinha de trigo enriquecida com ácido fólico), não compre esse pão achando que ele é muito mais saudável que o pão branco comum, pois não é. Pode ser que o pão seja feito praticamente só com farinha de trigo branca, comum, e só sejam colocados uns poucos grãos e sementes integrais para chamar a atenção do público como sendo mais "saudável".

Andei indo no mercado esses dias e olhando as embalagens e de uns 50 tipos diferentes de pães, achei só 3 realmente feitos com farinha de trigo integral como ingrediente principal, da marca Nutrella linha Vitta.

De agora em diante siga a dica e leve pra casa um produto realmente integral e muito mais saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário