11 de fev de 2012

Dica: A dieta da energia


Confira abaixo dicas para ter mais disposição no seu dia a dia.

* No café da manhã dê preferência à ingestão dos carboidratos vindos de cereais ou grãos integrais. Ricos em fibras, eles ajudam a manter os níveis de energia mais estáveis, uma vez que sua transformação em glicose é mais lenta.

* Capriche na ingestão de alimentos ricos em potássio. O mineral ajuda na regulação do líquido corporal. Boas fontes são: melão, maracujá, figo, kiwi, banana, beterraba, couve-flor.

*Alimentos com alto teor de magnésio também não podem faltar. Quando isso acontece, sente-se fadiga. Experimente castanhas, nozes, peixes, legumes, grãos integrais e frutos do mar.

* Carnes, ovos, peixes e leite fornece, fósforo, também importante para formar a reserva de energia.

* A canela ajuda a glicose do sangue a entrar nas células, processo que fornece a elas o combustível necessário para seu funcionamento.

* Iogurtes desnatados contêm tirosina, aminoácido importante para a manutenção do estado de alerta.

* O estresse acaba com a disposição de qualquer um. Alimentos ricos em vitaminas E e C e nos inerais selênio e zinco ajudam a neutralizar seus efeitos. Ótimas dicas são castanha-do-pará, kiwi, caju, acerola, atum, salmão, açaí, frutas vermelhas, abacate, pistache, brócolis, cacau, linhaça e azeite.

* Algumas substâncias podem atuar como estimulantes da função cerebral, auxiliando na concentração e no alerta. As mais conhecidas são as xantinas. Elas são inibidoras da ação da adenosina, uma espécie de calmante que atua sobre o cérebro controlando a atividade dos neurônios. A xantina é encontrada no café, guaraná e chocolate.

Dra. Pâmela Rosa Pereira.

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