12 de fev de 2012

Patês levinhos para incluir na dieta


Os patês fazem o maior sucesso numa recepção acompanhando pãezinhos e torradas. Eles são super saborosos e com criatividade você pode criar diversos tipos variados para agradar todos os gostos de seus convidados. Mas cuidado: quando consumidos exageradamente podem comprometer a dieta.

Por isso, veja algumas dicas de substituições que vão deixar seu patê muito mais saudável, sem perder o sabor, para que você possa incluí-los no cardápio sem peso na consciência e nem na balança.

Uma dica legal e mais saudável é servi-los com palitinhos de cenoura crua em vez de apenas pães. Use sempre maionese, cream-cheese ou requeijão light em vez das versões normais tradicionais.

Veja a seguir:

Sardella: a receita italiana à base de pimentões vermelhos, cebola, azeite de oliva e pimenta-calabresa desidratada faz bem à saúde e ao paladar já que é rico em gordura insaturada e tem altas concentrações de vitamina E, betacaroteno e polifenóis. Você pode substituir o aliche por anchovas ou sardinha. Mas dê preferência para a sardinha light.

Guacamole: a receita típica do México é feita de abacate, pimenta malagueta, coentro, tomates e cebolas picados e suco de limão. É consumido geralmente com tacos, mas você pode trocá-los por barquinhos para canapés, pão sueco, pão nórdico ou mini-torradas.

Babaganush: berinjela e pasta de gergelim são a base deste patê tradicional da culinária sírio-libanesa. Deguste este patê com pão sírio light ou ainda pão de forma light, integral ou 7 grãos.

Homus: mais uma delícia vinda dos países árabes. Desta vez o patê leva grão-de-bico, azeite, molho de gergelim e suco de limão. Ao invés de comer torradas industrializadas ou feitas com pão francês, substitua-as por fatias de pão de forma integral, em quatro pedaços e deixe assar por aproximadamente 15 minutos.

Pesto: a base deste molho italiano é o manjericão. A receita ainda pode levar ricota, nozes, queijo parmesão ralado e azeite de oliva. Você pode substituir a ricota por queijo frescal light ou o queijo parmesão ralado por queijo parmesão ralado light.

Zattar: gergelim torrado, tomilho seco, orégano e especiarias típicas do oriente conferem sabor exótico a este patê. Faça com ele uma receita fácil e saudável: corte tomates cereja ao meio, tire os caroços e recheie com o patê.

Experimente!

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