12 de mar de 2012

Pilates mantém a saúde da coluna vertebral



O método ajuda no fortalecimento dos músculos das costas e do abdome

Quem nunca sentiu dores nas costas que levante a mão. Esse é um dos problemas crônicos da modernidade decorrente do estresse, falta de tempo para atividade física e, principalmente, a má postura. O coringa escondido dentro da manga para prevenir o problema atende pelo nome de Pilates. O programa de exercícios criado por Joseph Pilates equilibra corpo, mente e espírito de maneira global e ajuda, também, na prevenção do desconforto e manutenção da saúde da coluna vertebral.

Isso porque o Pilates proporciona, entre outros benefícios, o alongamento, tonificação e definição dos músculos, fortalecimento da musculatura abdominal e da situada ao longo das vértebras, além de auxiliar na redução do estresse. O fortalecimento abdominal ajuda a melhorar também o alinhamento postural, o que mantém a coluna vertebral forte e flexível, ajudando no alívio de dores nas costas e articulações.

O método vem sendo utilizado tanto para fins terapêuticos como o alívio de dores decorrentes de hérnias de disco, bico de papagaio, tendinites e distensões. Porém é importante ressaltar que a modalidade não substitui as sessões de Fisioterapia. O Pilates é utilizado como método de prevenção dos problemas nas costas e para manter os resultados adquiridos com a Fisioterapia. Irá auxiliar na manutenção e fortalecimento subsequente ao tratamento prescrito.

Ao todo, o Pilates compreende mais de 500 movimentos e centenas de variações, que devem ser realizadas com poucas repetições e muita precisão, controle respiratório, alinhamento postural, concentração e fluidez de movimentos, uma mistura equilibrada de treino de força, flexibilidade e resistência.

Seu corpo agradece!

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