9 de mar de 2012

Recupere o colágeno da pele!


Sinônimo de pele jovem e bonita, a proteína chamada colágeno garante a formação das fibras que dão sustentação à pele. A ação da poluição e outros agentes externos, por sua vez, podem prejudicar sua síntese pelo organismo, tornando a aparência da face menos rígida e um pouco envelhecida. O mesmo acontece com a exposição solar e o tabagismo, responsáveis por alterar o DNA das células que produzem colágeno, diminuindo sua atividade. Contudo, cremes e alimentação adequada são suficientes para aumentar a sua produção e fazer um verdadeiro milagre na pele do rosto.

Ao contrário do que se imagina, ingerir o próprio colágeno não faz com que sua síntese aumente no organismo. Muito se ouve a respeito de comer gelatina, por exemplo, mas esse colágeno vai ser digerido e não chegará às células que o produzem.

O correto é inserir na dieta alimentos que contenham vitaminas E e C, por exemplo, além de proteínas, especialmente as presentes nas carnes, pois elas vão induzir as células a produzirem mais colágeno. Carnes vermelhas, peixes, frangos, ovos, frutas cítricas e laticínios são aliados importantes para o combate à flacidez e a produção de matéria-prima para formação de fibras colagênicas. Frutos do mar também podem fazer parte do cardápio de quem deseja aumentar a síntese de colágeno.

Os famosos creminhos também são bastante úteis na produção de colágeno, mas consultar um dermatologista para saber a formulação ideal antes da aplicação de um creme na pele é imprescindível. Cremes com tretinoína (ácido retinóico) ou ácido glicólico são bastante recomendados. Atitudes coadjuvantes ao tratamento cosmético, manter a pele hidratada e usar protetor solar também são boas dicas para que a pele se mantenha firme e bonita por mais tempo.


Dra. Pâmela Rosa Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário