1 de mar de 2012

Tratamentos estéticos para gestantes


A gestação é um período muito especial para a mulher. Nesta fase, além de estar mais sensível e suscetível a alterações psicológicas, a mulher experimenta muitas mudanças estruturais em seu corpo. Desde o início da gravidez, o corpo da mulher passa por diversas transformações e alterações imunológicas, metabólicas, endócrinas e vasculares. Estas mudanças repercutem principalmente na pele, por isso é importante que a gestante tenha alguns cuidados desde o início, para evitar problemas cutâneos.

A grande alteração hormonal que ocorre na gestação, principalmente durante o primeiro trimestre, pode levar ao aparecimento de cravos e espinhas, mesmo em quem nunca apresentou um quadro acnéico. Neste período o excesso de oleosidade na pele é comum em muitas mulheres, o que favorece a produção de sebo, a obstrução dos poros e conseqüentemente a formação de acne. Alguns tratamentos estéticos podem ajudar as gestantes na manutenção de uma pele bonita e saudável, como a limpeza de pele. Ela vai atuar na remoção de células mortas, impurezas e na extração de acne e comedões. Além disso, durante o procedimento serão utilizados produtos que atuam no controle da oleosidade e melhoram o aspecto da pele.

A limpeza de pele não possui contra indicações, desde que sejam utilizados produtos adequados para este período especial da mulher, não oferecendo riscos a gestante e ao bebê. Deve-se evitar também o uso de aparelhos estéticos com alta frequência e escolher um profissional qualificado para tal procedimento.

Existem restrições a determinados produtos cosméticos durante a gestação, como os que contêm ácido retinóico e os medicamentos que sensibilizam a pele aos efeitos dos raios solares. O ácido retinóico tem poder teratogênico, capaz de causar má formação do feto, por isso seu uso não é recomendado. Porém, existem outros ácidos que podem ser utilizados no tratamento para gestantes, como o azelaico.

Após a limpeza de pele, o uso do protetor solar é indispensável para evitar o aparecimento de manchas, sendo que com o procedimento a pele tende a ficar mais fina e sensível. Lembrando que as alterações hormonais da gestação propiciam o aparecimento de melasmas e por isso requer maior cuidado. A gestante deve ser orientada a evitar o excesso de exposição ao sol e a utilizar protetores solares adequados diariamente.

A freqüência do procedimento depende de cada tipo de pele e também da época do ano. O calor aumenta a oleosidade, facilitando a obstrução dos poros e o acúmulo de impurezas na pele, tornando as sessões mais freqüentes no verão. Outro fator determinante são os cuidados domiciliares, é importante que a gestante utilize no dia a dia os produtos cosméticos recomendados por seu médico, que ajudarão a manter a pele mais saudável.

Outro procedimento estético que pode ser realizado durante a gravidez e que proporciona muitos benefícios a pele, é o peeling de diamante. O método consiste em uma microdermoabrasão superficial, onde é utilizada uma ponteira diamantada que desliza sobre a pele, promovendo uma esfoliação leve à moderada. Trata-se de um peeling mecânico que atua no tratamento de renovação celular, potencializando a penetração e ação dos produtos cosméticos.


O peeling de diamante estimula a produção de colágeno e elastina, proporcionando uma aparência mais lisa, homogênea e elástica para a pele. Ele também auxilia no tratamento de manchas, diminui a oleosidade e o aspecto de poros dilatados. Não possui contra indicação para gestantes, pois não utiliza nenhum ativo que possa comprometer o bebê.

O método é indolor, pode causar leve descamação e vermelhidão na pele. Por esta razão, deve-se evitar a exposição ao sol e o uso de produtos cosméticos que possam causar irritação. O tratamento age de maneira suave e progressiva, sendo que o número de sessões necessárias e o intervalo entre as aplicações variam de acordo com cada tipo de pele.

Antigamente as mulheres não tinham muitas opções de tratamentos e prevenções para certos incômodos que surgem durante a gravidez, mas hoje com a tecnologia aliada à capacitação de profissionais da área da saúde e estética, a realidade é outra. Você pode e deve curtir a sua gestação e passar por esta fase tão linda e especial para a mulher, sentindo-se realmente bem com você mesma.

Na clínica DUE você encontrará profissionais capacitados, além de um ambiente aconchegante e agradável para lhe dar suporte neste período de mudanças.

Danielle Dellecave - Cosmetologista e esteticista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário