29 de abr de 2012

Delineador já!



Cansou de tentar fazer o traço de delineador perfeito? Já desistiu de ter delineador na necessaire porque não consegue fazer o bendito risco reto?

Seus problemas acabaram! Duas marcas nacionais lançaram recentemente o delineador em pasta.

Comum nas lojas de cosméticos dos EUA, o produto recém-chegado às lojas de O Boticário e da Contém 1g é muito mais fácil de aplicar.

"Ele é mais fácil de passar, e quando você erra é mais fácil de consertar sem estragar o restante da maquiagem", afirma Graziela Magliano, maquiadora do salão Top Milano.



A diferença em relação ao delineador líquido é que o pincel precisa ser comprado à parte. Há dois modelos indicados: o pincel chanfrado e o fininho (tipo aquele de fazer contorno dos lábios).

O chanfrado deve ter as cerdas bem macias, porém firmes. "Para testar, eu tenho mania de colocar na boca. Eu molho o pincel na boca e vejo se junta todas as cerdas. Se juntar, sei que quando passar no olho, elas ficarão juntas", conta Grazi. Se as cerdas se abrem, o traço pode ficar grosso e torto. "E não dá para fazer o gatinho", completa.



Cerdas macias também são vitais no fininho. "Principalmente para quem tem rugas ou as pálpebras muito molinhas, pois ele precisa deslizar pela pele sem obstáculos", diz. O resultado final é um traço fino e delicado.

Na hora de passar, Graziela diz para não muito esticar a pele do olho, pois, "quando solta, o desenho fica diferente", afirma.

O chanfrado é melhor para quem não tem prática e vai se maquiar sozinha. Segundo Graziela, em vez de fazer o traço direto, a mulher pode "carimbá-lo" (pressionando o pincel na pele, sem deslizar) antes, como se fizesse um rascunho do traço principal.

Comece pela parte de dentro. Vire a ponta maior do pincel para o canto interno dos olhos e vá até a metade. Do meio para o fim, vire a ponta para o outro lado e continue carimbando até o canto externo. Depois de tudo carimbado, o traço vai parecer uma sujeira. Por fim, "molhe" o pincel novamente no produto e faça um risco, ligando os "pontos" que foram carimbados.

A técnica do carimbo também facilita na hora de fazer o make "gatinho". No final do olho, basta carimbar o chanfrado com a pontinha maior na direção do final da sobrancelha. A ponta do risco do delineador tem que estar virada para o final da sobrancelha. Pense em uma linha imaginária que passa pelo canto do nariz, final dos olhos e ponta da sobrancelha.

Para não ficar nenhum branquinho entre a raiz dos cílios e o traço do delineador, Graziela conta um truque: antes de passar o delineador, ela passa lápis preto na linha d'água da pálpebra superior. Quando está terminando a maquiagem, limpa com um cotonete, assim a raiz dos cílios fica mais escurinha. Ela usa o mesmo truque no cílios inferiores, mas com lápis marrom, que fica mais discreto.

Outra técnica para esconder o espacinho entre os cílios e o delineador é usar cola preta para aplicar os cílios postiços na pele ainda limpa.

A desvantagem do delineador em pasta é a secagem rápida. "Tem que aplicar rápido, se demorar, ele seca e começa a sair e formar bolinhas conforme o pincel passa sobre o risco.

Virar o potinho de cabeça pra baixo enquanto estiver usando ajuda a evitar que o produto resseque na embalagem. "Eu sempre pego e passo um pouquinho no dorso da mão, porque dá para mexer mais na pastinha, e deixo o potinho virado", conta Graziela.

Depois de usar o delineador, o pincel precisa ser limpo. O resto de produto ressecado nas cerdas pode estragar a próxima maquiagem. Um best-seller entre os maquiadores é o xampu infantil Johnson's Baby (aquele amarelinho), da Johnson & Johnson's. Coloque um pingo no centro da mão e esfregue as cerdas do pincel, como se estivesse misturado a gotinha, depois enxágue com água e deixe secar bem. Nunca seque com secador.

SOMBRA

Sombras cintilantes podem se transformar em lindos delineadores. Coloque um pinguinho de água em um cantinho da sombra e passe nos olhos com o pincel chanfrado ou o fininho, como se fosse delineador.

Antes de fazer isso, tenha em mãos um álcool 70, pois a umidade pode transformar o make em uma colônia de fungos. Para desinfetar, Grazi pinga uma gota de álcool na maquiagem e deixa aberta até evaporar.

Escolha um cantinho só para molhar para não emplastrar toda a sombra. O molhado ajuda a aumentar a pigmentação. Passar lápis branco/bege nos olhos antes intensifica o tom ainda mais.

Uma gotinha de água também pode transformar uma sombra preta em delineador. A aparência é um pouco mais opaca, mas o traço preto estará lá. No melhor estilo Amy Winehouse ou Adele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário