18 de mai de 2012

A Bupropiona no emagrecimento



A Bupropiona é um inibidor da recaptação de catecolaminas (noradrenalina e dopamina), com mínimo efeito sobre a recaptação de serotonina, indicado para tratamento do tabagismo.

É originalmente um antidepressivo e seu mecanismo de ação no tabagismo é ainda desconhecido mas, presume-se, esteja envolvido com os mecanismos dopaminérgicos e noradrenérgicos.

Apesar do objetivo inicial da Bupropiona ter sido para o tratamento da depressão, sua utilização isolada ou em combinação com adesivos cutâneos de nicotina, tem mostrado taxas significativas de sucesso para o abandono do hábito de fumar.

Outra constatação e uso da Bupropiona é para controle do apetite. muitos dos pacientes que usaram essa medicação para parar de fumar engordaram muito menos do que os que não usaram. Logo, observou-se que a medicação poderia ser usada com essa finalidade também, no auxílio de pacientes que desejam controlar o apetite e perder peso. Porém, esta não é uma indicação formal (de bula) da medicação.

Uma grande vantagem da Bupropiona em relação a outros antidepressivos é o fato de não reduzir a libido.

A Bupropiona, como qualquer antidepressivo, não deve ser usada sem supervisão médica. Essa substância está relativamente contraindicada nos pacientes com Transtornos Disrítmicos Cerebrais e/ou Epilepsia. Também se deve evitar em pacientes alérgicos a essa substância, pois pode desencadear reações de urticária, prurido, eczemas.

Embora não tenham sido feitos estudos suficientes em seres humanos, coelhos e ratas grávidas tratadas com 14 a 10 vezes a dose recomendada não mostraram efeitos teratogênicos.

Não se constataram efeitos adversos que contraindiquem o uso de Bupropiona em idosos, quer seja para o tratamento antifumo ou para a depressão.

Procure sempre seu médico antes de tomar qualquer tipo de medicamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário