8 de jul de 2012

Regra número 46

PARE DE COMER ANTES DE SE SENTIR SATISFEITO


Hoje, achamos normal e certo comer até nos fartarmos, mas muitas culturas aconselham especificamente a parar bem antes de chegarmos a esse ponto. Os japoneses têm um ditado – hara hachi bu – em que aconselham as pessoas a parar de comer quando estiverem 80% saciadas. A tradição aiurvédica da Índia aconselha a comer até estarmos 75% saciados, os chineses determinam o valor de 70%, e o profeta Maomé descreveu a barriga cheia a que continha 1/3 de comida, 1/3 de liquido e 1/3 de vento, isto é, nada.

(Note a escala relativamente estreita especificada em todos esses conselhos: algo entre 67% e 80% da capacidade total. Faça sua opção.)

Há também uma expressão alemã que diz: “É preciso amarrar o saco antes que ele esteja completamente cheio.” E quantos de nós têm avós que falam em “sair da mesa com um pouquinho de fome”? Aqui, mais uma vez, os franceses podem ter algo a nos ensinar. Para dizer “Estou com fome”, você diz em francês “J´ai faim” – “Tenho fome” -, e, ao terminar de comer, não diz que está cheio, mas sim “Je n´ai plus faim” – “Não tenho mais fome”. Trata-se de uma maneira completamente diferente de pensar sobre a saciedade. Portanto, não se pergunte “Estou cheio?”, mas sim “Minha fome passou?”. Esse momento vai chegar muitas garfadas mais cedo.