16 de ago de 2012

As superfrutas!!!

As superfrutas tornaram-se populares a partir de 2004, após a apresentação do livro Super Foods, de Steven Pratt e Kathy Matthews, que apresentaram 14 alimentos com extraordinário valor nutritivo.

Um dos termos definidos para a palavra superfruta foi relacionado com as propriedades saudáveis que as mesmas apresentam. Em um trabalho realizado recentemente, quatro critérios foram combinados para definir a as superfrutas: conteúdo em nutrientes, qualidades antioxidantes, intensidade das pesquisas médicas e sucesso comercial, acessibilidade e características da fruta como sabor, aparência e aroma. Dentre as principais superfrutas com alto teor de nutrientes, antioxidantes e com potenciais benéficos para a saúde comprovados, podemos mencionar:

ACEROLA
MIRTILO
AMORA PRETA
CEREJA PRETA
GROSELHA
CEREJA ACIDA OU AMARENA
CUPUAÇU
GOIABA VERMELHA
KIWI
LICHIA
MANGA
UVA
MAMAO PAPAIA
POMELO
TAMARINDO
CEREJA
AÇAI
BLUEBERRY
GUARANA
ROMA



Entre os principais nutrientes estão: ácidos graxos, vitaminas (C, A, E), fibras e minerais. E entre as pesquisas recentes sobre a contribuição para a saúde, podemos incluir benefícios para: leucemia, inflamação, cansaço mental, doenças neurológicas, câncer, etc.

Inclua já essas superfrutas no seu cardápio diário!