23 de ago de 2012

Máscara para proteger a pele contra o sol

Tudo em nome da beleza???

Veja a reportagem abaixo:

Foi o suficiente para fazer três jovens cheios de tatuagens pararem de jogar água uns nos outros e fazerem um menininho correr assustado até a mãe: uma mulher que vinha das ondas do mar com a cabeça envolta em uma máscara de esqui de cor laranja neon. Enquanto ela caminhava em direção à areia, chamou a atenção de outras pessoas.

Um homem flutuando em uma boia amarela cutucou a companheira, que cochichou a pergunta que muitos outros deviam estar se fazendo: "Por que ela está usando aquilo?". "Eu tenho medo de ficar escura", disse a usuária da máscara, Yao Wenhua, de 58 anos, ao sair das águas desta cidade litorânea na província de Shandong, no leste da China. Ansiosa para mostrar o motivo pelo qual sacrificou a aparência em prol da utilidade, Yao, motorista de ônibus aposentada, retirou o náilon da testa, revelando um rosto claro, sem rugas. "A mulher deve ter pele clara sempre", disse ela, com orgulho. "Caso contrário, as pessoas pensam que você é camponesa."

Para legiões de mulheres chinesas de classe média – e para aquelas que desejam ascender socialmente – a proteção solar é praticamente um fetiche, repleta de equipamentos próprios. O setor, em plena expansão, atende uma cultura que preza a tez pálida como sinal tradicional da beleza feminina intocada pelas indignidades do trabalho braçal. Há até mesmo uma expressão que mulheres jovens e idosas sabem de cor: "Uma pele clara esconde milhares de falhas".

Com o choque entre a busca por esse ideal estético ancestral e o crescente interesse em frequentar a praia e outras atividades ao ar livre, as mulheres chinesas criaram uma série de maneiras de conciliar os dois. Máscaras como a de Yao são particularmente populares entre os moradores locais daqui. Nas cidades, a sombrinha é um utensílio mais popular no verão, sendo que muitas delas têm como adorno lantejoulas, fitas e imitações de diamantes (e às vezes os três ao mesmo tempo). As pessoas que precisam ter ambas as mãos livres preferem a máscara facial com película protetora, o acessório perfeito para andar de bicicleta.

Outras, preocupadas com a moda, preferem envolver o rosto com uma echarpe de chiffon. E quanto aos braços expostos aos raios solares? Uma busca no equivalente chinês da Amazon apresentou 20 mil resultados para "luvas de proteção solar". Elas vão desde mangas com estampa de leopardo que chegam até o pulso até luvas que têm o comprimento de todo o braço, feitas de renda preta.



Eu acho um pouco demais...

(fonte: http://nytsyn.br.msn.com)