14 de ago de 2012

O Diário de Tim Morehouse: o esgrimista americano


O medalhista de prata nos jogos de Pequim na esgrima de 34 anos fala de rua rotina de treinamento para as olimpíadas de Londres.

O treinamento segue um horário rigoroso, com treinos 5 dias por semana, entre 5 e 7 horas por dia. Isso inclui condicionamento, psicologia do esporte para esgrima, trabalho em vídeo e trabalho cardiovascular. 

Segue abaixo um dia da sua rotina:


08:00: 
Despertar e sair para um passeio com seu cachorro, um buldogue francês chamado Louie, para sua caminhada matinal. Ou também parar para um café na rua. 

8:30: 
O pequeno-almoço é entregue em sua casa por uma equipe especializada em refeições gourmet. Ele começa o dia com uma omelete com legumes.

09:00: 
Sair de casa e deslocamento para o treinamento.

9:30-11:30: 
Começa o treino com 30 minutos de aquecimento, que inclui corrida com o seu ipod até ficar suado. Então faz uma série de exercícios com uma fitball até que seus músculos sejam ativados e sua frequência cardíaca fique elevada. Uma vez que está aquecido, faz uma hora de trabalho de pernas, que é semelhante a um dançarino. Footwork é tudo para um esgrimista. Esse trabalho é feito tanto individual como exercícios de footwork em grupo. Treinam movimentos em seqüências diferentes que podem ser usadas durante uma partida real. A parte final da prática consiste em exercícios focados em isolar certas áreas que precisam ser melhoradas ou que devem ser mais intensificadas.

11: 30: 
Pausa para Shake de proteína e lanche leve e light. 

12:30 as 02:00: 
Dedicado a trabalhar exclusivamente em treinamento físico. 
Às terças e quintas-feiras, é realizado a fisioterapia preventiva, onde faz massagem desportiva, corrente elétrica em todas as áreas doloridas e alongamento. a sessão de alongamento dura 30 minutos e a tonificação é utilizada uma máquina de treinamento funcional baseada em polia em que simula movimentos de estilo de Pilates, footwork com resistência e alongamento ativo, onde as polias oferecem resistência (esse aparelho é similar ao aparelho BRAVO que a DUE oferece!)
Às segundas, quartas e sextas-feiras faz treino de força, condicionamento e treino cardiovascular usando uma máquina chamada Vario. 

14:00: 
Shake de proteína e almoço com hummus, aipo, peixe grelhado e legumes.

15:00-18:00: 
Vai para a prática de esgrima no Manhattan Center Esgrima. Começa com uma aula de 40 minutos junto de seu treinador, Yury Gelman, e depois treina com seus companheiros de equipe Daryl Homer e Williams James. São feitas de seis a oito partidas de prática, footwork adicional e uma série de exercícios e trabalho técnico.  

19:00: 
Jantar com a noiva Rachael Kun. Geralmente frango com legumes, alguns hummus e vegetais. Depois do jantar, faz gelo nos joelhos para aliviar dor e cansaço e relaxa vendo TV. 

23:00: 
DORMIR



Vida de atleta não é fácil e deve ser sempre muito regrada!