5 de out de 2012

O tempero certo!


É na cozinha, também é em seus treinos: Quanto mais quente, melhor. Uma pesquisa recente revela que a incorporação de ervas e especiarias em sua dieta pode ajudar a evitar problemas graves de saúde como obesidade, doenças cardíacas, diabetes e câncer.

Em um novo estudo da Penn State University, adicionando especiarias como açafrão, alho em pó e canela para uma refeição rica em gordura faz com que o alimento deposite 30 por cento menos triglicérides - um tipo de gordura - na corrente sanguínea. Com o tempo, menos triglicerídeos pode significar um risco reduzido de doença cardíaca coronária. Mantendo a gordura em cheque também pode reduzir o risco de ganho de peso, já que o corpo armazena excessos nas células adiposas.

Muitas vezes pensamos em frutas e vegetais como as grandes fontes de antioxidantes, mas na realidade muitas especiarias tem classificação mais elevada. No estudo da Penn State, a refeição picante promove aumento da atividade antioxidante na corrente sanguínea dos sujeitos da pesquisa em 13 por cento.

De acordo com Smithson, os benefícios vão além dos condimentos triglicérides. Por exemplo, estudos indicam que a canela funciona para regular o açúcar no sangue - uma chave para a prevenção de ganho de peso e diabetes. E o alho tem sido mostrado como redutor do colesterol, outro fator de risco para doença cardíaca. Dietas ricas em antioxidantes podem também retardar ou mesmo impedir o desenvolvimento do câncer.

Especiarias podem ajudar a afinar a cintura imediatamente, permitindo-lhe adicionar o sabor a sua comida sem injetar calorias provenientes de gordura e açúcar.

Aqui, algumas maneiras fáceis de apimentar a sua vida:

Café da manhã: Misture a canela na sua comida. Pode ser em cima de uma fruta, na vitamina batida no liquidificar, no iogurte ou junto com aveia. Utilize a canela em vez de uma colher de sopa de açúcar a sua refeição da manhã a cada dia, e você vai raspar 350 calorias off-almoço a cada semana.

Almoço: Adicione duas colheres de sopa - a dose utilizada no estudo da Penn State - de curry em pó, açafrão e alho ao frango refogado ou lentilhas.


Lanche: Polvilhe cravo em pó sobre compota de maçã para um lanche saudável ou prato. Uma colher de chá de cravo é mais elevada em antioxidantes do que meia xícara de blueberries.


Jantar: Incorporar o alho fresco em sua refeição pode oferecer o efeito colesterol atenuante. Dica: Quanto menos você cozinhar o alho, maior sua capacidade de proteger a sua saúde.