16 de out de 2012

SEJA UMA MAMÃE SAUDAVEL E PRATIQUE PILATES


Ser mãe e poder gerar seu filho é uma benção. Mas nem tudo é um mar de rosas, como toda gestante sabe. Junto com o bebê que vai se formando, coisas incômodas vão surgindo: o peso aumenta, a circulação não é mais a mesma, as pernas incham, a coluna dói, … e por aí vai! Mas tudo isso pode ser amenizado com o método de condicionamento físico desenvolvido por Joseph Pilates.
 As mamães podem realizar a prática durante toda a gestação, desde que não haja contra-indicação médica. O Pilates é uma atividade física de baixo impacto e os exercícios podem ser modificados de acordo com a necessidade e o avançar da gestação. Os benefícios são inúmeros!
Antes de explicar qualquer coisa, existe apenas uma obrigação às mamães: escolher bem o profissional que vai acompanhá-la durante seus exercícios durante todo o período gestacional. Isso porque seu corpo passará por diversas alterações e ao longo do caminho é dever do profissional saber quais posturas e exercícios devem ser priorizados e/ou evitados em cada fase gestacional. Pode parecer simples, mas muito profissionais não sabem disso e isso pode acarretar em riscos para a mãe e o bebê!
O método direcionado para as grávidas alongam e fortalecem a musculatura, principalmente a da região central do corpo (abdômen, glúteos, parte inferior das costas e assoalho do períneo), que é a mais requisitada pela gravidez. Fortalecidos, esses músculos sustentam melhor a coluna vertebral, garantindo alívio das dores lombares. Além de ganhar condicionamento físico, bem-estar e controlar o peso, a gestante que faz Pilates ainda tem um ganho extra. Um abdômen mais forte vai facilitar o trabalho de parto, pois a mulher ganha força para empurrar melhor o bebê pelo canal vaginal. Assim, se o abdômen, as costas e o assoalho pélvico estão tonificados, eles suportarão com mais conforto e resistência o período de gestação e a hora do parto. Outra vantagem para levar em conta é que o Pilates também é famoso por ajudar as novas mamães a recuperar a forma física que tinham antes da gravidez, pois, depois do nascimento, se essa musculatura estiver bem treinada, ela se contrai mais rapidamente.
A grande capacidade de adaptação dos exercícios também é um fator importante que torna o Pilates a atividade física predileta das grávidas. A maioria deles pode ser modificada de acordo com cada fase da gravidez para permitir exercícios mais suaves ou focados em determinada área do corpo. E o objetivo não é a sobrecarga da musculatura ou a repetição de séries, mas a realização correta de exercícios bem direcionados. Como o criador Joseph Pilates já dizia: Não importa a quantidade e sim a qualidade dos seus movimentos!
A DUE possui Educadora Física e Fisioterapeuta especializadas em atendimento a gestante e deixam aqui as principais dicas que as mamães devem levar em conta na hora de escolher onde vai praticar seu Pilates!
Cuidados que a gestante deve tomar: 
Antes de iniciar qualquer atividade física é obrigatório que a gestante passe por uma avaliação de seu obstetra. Isso é fundamental para garantir a saúde da mãe e do bebê.


A aula da gestante tem duração e frequencia semanal igual a de um praticante normal. Isso, se bem orientado não trará nenhum problema à mãe e nem ao bebê.
É essencial o bom relacionamento do instrutor de Pilates e do obstetra em reconhecer qualquer anormalidade, que ao perceber qualquer doença ou sintoma que coloque a gravidez em risco não devem autorizar a prática da atividade.
Existem diversas posturas e atenção à respiração da mãe durante a atividade que não devem ser utilizadas ao longo das fases gestacionais, que podem causar perigos à saúde do bebê, e isso é responsabilidade do professor de saber e reconhecer qualquer alteração.
Evite aulas cheias de alunos, escolha um studio privativo, pois nesse período seu equilíbrio está em constante alteração e isso pode causar maior risco de quedas. Além disso, com o instrutor do seu lado será garantido que seus exercícios estarão sendo feitos corretamente.Aulas como são feitas na DUE:  individuais ou em duplas, são recomendadas.