26 de nov de 2012

As bebidas energéticas são necessárias para o pré-treino?


Pergunta frequente feita pelos alunos e pacientes em nosso consultório, aí vai a resposta:

Não há dúvida de que as bebidas energéticas estão se tornando cada vez mais populares, mas o seu corpo não precisa delas. Alguns estudos mostraram que as bebidas (que são compostas principalmente por açúcar, cafeína, taurina, glucuronolactona e vários aminoácidos) aumentam o desempenho, melhorando o foco e energia, mas os resultados gerais foram inconclusivos.

A parte ruim é que em média, estas bebidas contêm 2-3 vezes a dose diária recomendada de açúcar sugerida, e a cafeína é um dietético natural que em excesso pode levar à desidratação, cãibras musculares, aumento da pressão arterial, a resposta de laxantes e outros sintomas que podem acabar afetando o seu desempenho atlético.

O melhor plano de jogo é fazer um lanche leve à base de proteínas, como petiscos compostos por nozes, sementes, amêndoas cruas ou uma banana 30 minutos antes do treino. Outras boas opções podem ser um ovo cozido com grãos integrais ou uma fatia de peito de peru. Todos esses lanches têm proteínas e Omega 3 que lhe dão a energia que você precisa. Certifique-se de manter-se hidratado antes, durante e após o treino. E não se esqueça de reabastecer depois. Uma boa pedida para depois é a água de coco - porque é muito hidratante e tem ácidos graxos de cadeia média, que ajuda na perda de peso.

Se quiser algum tipo de bebida energética antes do treino, opte por tomar um a dois copos de chá verde, branco ou vermelho.