10 de nov de 2012

Suco de Cranberry: combate à infecção urinária e outros benefícios...

Cerca de 30% a 50% das mulheres já tiveram algum problema de infecção urinária depois do início da vida sexual. Nos homens, doenças relacionadas à próstata e alterações hormonais são responsáveis pelo aumento de incidência de infecções do trato urinário.


Universidades como a Harvard, têm estudado a fruta cranberry na prevenção dessa doença. Sabe-se que as mulheres têm três períodos da vida em que infecções urinárias são mais comuns: ao sair da fralda, ao iniciar vida sexual e ao iniciar a pós-menopausa.

A infecção urinária ocorre por penetração de bactéria pela uretra e os homens, por terem uretra mais longa, são naturalmente mais protegidos. Há estudos que revelam que tomar o suco de cranberry como prevenção da infecção urinária é igual a tomar um antibiótico no esquema de profilaxia usual (que se faz com antibióticos em dose baixa).

O que as pesquisas têm demonstrado é que mulheres com infecção urinária de repetição e que tomam o suco da fruta regularmente têm menos repetição da doença do que as que não tomam nada. O fato de a fruta ser rica em antioxidantes a faz ser consumida também com outras finalidades. A substância ativa do cranberry é a proantocianidina, que além de impedir que as bactérias fiquem aderidas no epitélio (revestimento) do trato urinário, tem efeito antioxidante, semelhante ao dos flavonóides.

Ainda há hipóteses de que a fruta tenha efeito antienvelhecimento, diminua a probabilidade de doenças cardiovasculares e até previna o câncer.


No Brasil, o suco de cranberry é comercializado desde 2007 pela empresa Juxx. O suco Juxx de cranberry foi o primeiro a receber a chancela da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que afere sua qualidade e propriedades fitoterápicas. O mercado também oferece outras opções de sucos de cranberry, como por exemplo, o da Sanavita.