25 de nov de 2012

Vale a pena substituir AÇUCAR por MEL?

Dúvida comum de quem prepara as refeições é se o mel é mais saudável que o açúcar. É comum ouvirmos falar sobre os inúmeros benefícios do mel para a saúde, mas será que vale a pena substituir o açúcar pelo mel?

Resposta: Sim, vale muito a pena! O mel oferece bastante energia, contendo açúcares que são facilmente assimilados pelo organismo.

Este alimento ainda traz mineirais como o potássio, sódio e cálcio. Dentre as opções de ingredientes usados para adoçar os alimentos, o mel é o mais puro e natural. Já o açúcar comum também fornece energia ao corpo, mas é pobre em nutrientes e ainda é altamente calórico. Além disso, o açúcar pode ser ingerido por meio de outras fontes, como o arroz, pães e batatas, que durante a sua digestão liberam açúcar no sangue, mas de forma mais lenta.

O mel é uma alternativa mais saborosa ao açúcar, combinando muito bem com a maioria das receitas doces. Uma colher de mel tem quase a metade de calorias que a mesma quantidade de açúcar. Além disso, este ingrediente produzido naturalmente tem um maior poder adoçante se comparado ao seu concorrente.

O seu único inconveniente é ser um pouco mais caro e ser difícil de se encontrar em sua forma pura. Algumas das propriedades do mel variam de acordo com o seu tipo, mas a dica é sempre optar pelo mel mais puro e natural possível. Lembrando que mesmo sendo tão nutritivo, ele não deve ser consumido em excesso e é containdicado para crianças menores de 1 ano de idade.