28 de jan de 2013

Criolipólise na DUE

A partir desse mês, a DUE disponibiliza aos seus clientes o tratamento de criolipólise. Super novidade no mercado para acabar com gordurinhas localizadas pelo método de congelamento.

Saiba mais um pouco sobre como surgiu esse tratamento:

 Cientistas observaram indícios de que o tecido adiposo é preferencialmente sensível à lesão induzida pelo frio. Baseados nisso, pesquisaram uma nova tecnologia que causasse a destruição da gordura através do resfriamento sem lesionar outros tecidos.

Essa tecnologia foi então batizada de “criólise seletiva", ou seja, tecnologia onde causa-se lesão seletiva do tecido adiposo, por resfriamento controlado. Após diversos estudos com essa nova tecnologia, foi confirmada a observação de que o tecido adiposo é seletivamente lesionado, com perda significativa de volume de gordura subcutânea, por resfriamento não invasivo da superficie da pele.

Não se observou lesão de epiderme, derme ou do músculo abaixo do tecido adiposo tratado. Os estudos realizados, também acompanharam os níveis de colesterol e triglicerideos das cobaias submetidas a este tratamento e observou-se que estes níveis não sofreram alterações significativas, e assim como as enzimas hepáticas, permaneceram normais.

Os primeiros estudos foram realizados em modelos animais e após a aplicação da técnica, foi realizada biópsia do local tratado e esta mostrou que o frio induziu a uma paniculite do tecido adiposo, havendo correlação positiva entre inflamação e perda de tecido gorduroso subcutâneo. A inflamação induzida seletivamente nos adipócitos evoluiu por várias semanas, após uma única exposição da área ao frio, alcançando um máximo com 4 semanas, após a exposição e, resolvendo-se totalmente, cerca de 3 meses após o resfriamento.

Na fase inicial, a inflamação associa-se com destruição do tecido adiposo, enquanto na fase tardia, as células de defesa fagocitam (ou seja, engolem) os adipócitos e os levam para sofrer metabolização no fígado. Ambos os processos (inflamação e fagocitose) associam-se com redução de gordura subcutânea.

A temperatura do resfriamento e o tempo de exposição são ambos importantes para induzir criólise seletiva do tecido adiposo. Nos modelos animais tratados, houve redução de até 50% de gordura nos locais tratados, o que foi comprovado com realização de ultrassom, além de avaliação anátomo patológica, após sacrifício dos mesmos.

Os melhores resultados são alcançados em pacientes com pequena a média quantidade de gordura localizada e sem muita flacidez associada. As regiões de maior indicação de tratamento são abdome, flancos, gordura da prega do sutiã, sub-glútea (bananinha), culotes.

Os resultados da criolipólise começam a ser evidenciáveis após 30 dias do tratamento e continuam melhorando até os 60 dias, quando o resultado pode ser visto.

As contraindicações de uso são: gravidez, uso de marcapasso ou desfribilador interno, uso de anticoagulantes , drogas ou presença de doenças fotosensibilizantes, hemoglobinúria paroxística ao frio, crioglobulinemia, intolerância à crioterapia, presença de quadro infeccioso ou cicatriz no local a ser tratado, quelóide, trombose venosa profunda e doença de raynaud. O Galeno Sculptor, aparelho oferecido pela DUE é um aparelho projetado para fazer frente às exigências e necessidades do mercado de remodelação corporal.



Ele está aprovado para uso pela Anvisa, sob protocolo 80520090001. Esse aparelho apresenta 4 ponteiras respectivamente, com as tecnologias de crioterapia, ultrassom cavitacional, radiofrequência multipolar e ultrassom convencional. Isto proporciona a possibilidade de adequar o tratamento à necessidade específica de quem o busca.

No caso de tratamento de gordura localizada, utiliza-se a ponteira de crio por 60 minutos, podendo ser seguida da ponteira de ultrassom cavitacional por 10 minutos e para concluir, a ponteira de radiofrequência multipolar, que além de auxiliar no tratamento de gordura localizada, causa melhora do tonus da pele, ou seja, contrai a mesma e estimula produção de colágeno. No total, o tratamento dura de 60 a 80 minutos para cada área tratada.

Na ponteira de crio podemos resfriar o tecido de gordura a temperaturas negativas de até –10 graus Celsius. Para tal, utiliza-se a membrana anti freeze (uma malha) para proteção da pele, ou seja, permitindo um resfriamento mais intenso, sem risco de lesão cutânea.

O Galeno Sculptor também permite a utilização de uma outra tecnologia, concomitantemente à aplicação de crio; por exemplo, enquanto faz-se o congelamento do abdome, pode-se utilizar a radiofrequência multipolar para tratamento de flacidez e afinamento dos braços, otimizando-se o tempo do paciente na clínica.

Venha já conhecer essa novidade!!!