26 de jan de 2013

Fantástica colocação...

Em entrevista ao Jô Soares, o Dr. Drauzio Varella foi questionado sobre o que fala aos pacientes que reclamam de serem muito ocupados para fazer atividade física.


E respondeu da seguinte forma:

"Há anos atrás quando eu atendia um paciente acima do peso, com problemas como pressão alta ou colesterol elevado e o aconselhava a se exercitar para perder peso, quase todos recitavam uma cartilha de inúmeras desculpas: dizendo que acordavam muito cedo, levavam os filhos na escola, cuidavam da casa, da roupa, cozinhavam, iam ao mercado...ou então que pegavam dois ônibus para chegar ao trabalho que era muito longe de casa e retornavam para casa muito tarde e cansados...e eu ficava ouvindo aquilo e acabava me compadecendo e concordando com a pessoa que, realmente, a vida dela era muito atarefada e não havia tempo para se exercitar. Hoje, após anos de prática, quando eu falo ao paciente que ele precisa se exercitar e ele quer começar a dar desculpas, meu coração vira uma pedra de gelo e eu vou logo dizendo: o problema é seu. Você tem que dar um jeito. Se você não pode gastar 30 minutos do seu dia para se exercitar, então você está vivendo de uma maneira errada. Você tem que reorganizar sua vida de modo que a atividade física caiba nela. Se vire."

O próprio Drauzio, que é um médico super ocupado, achou um tempo no seu dia e se exercita diariamente.