24 de fev de 2013

Dica da DUE:

Vitacid Plus é um creme indicado no tratamento do melasma (aquelas manchinhas provocadas pelo sol em conjunto com alterações hormonais) moderado a grave, sendo que durante seu uso, o paciente utilizar filtro solar e evitar exposição ao sol.

Ele não deve ser utilizado rotineiramente para o tratamento de manutenção do melasma. Deve ser usado pelo período de tempo indicado pelo seu médico e depois interrompido. Poderá ser utilizado novamente no futuro. Após a descontinuação, as manchas podem reaparecer, portanto os pacientes devem evitar a exposição solar, sempre utilizar filtro solar com proteção adequada, utilizar roupas protetoras e de preferência, não fazer uso de anticoncepcionais hormonais.
A composição do creme é:

Fluocinolona acetonida 0,1mg/g,
Hidroquinona 40mg/g e
Tretinoína 0,5mg/g

O acetonido de fluocinolona é um corticosteróide tópico. A hidroquinona é um agente despigmentante, enquanto que a tretinoína (ácido all-trans-retinóico) apresenta atividade queratolítica.

Essa combinação é hoje uma das mais eficazes para o tratamento do melasma. O creme deve ser aplicado à noite, 30 minutos antes de deitar e após uma limpeza suave da face. Deve-se aplicar apenas a quantidade necessária para cobrir levemente toda a área afetada, incluindo aproximadamente meio centímetro de pele normal ao redor da lesão. Aplicar quantidades maiores que as recomendadas não irá acelerar os resultados, e pode causar superdosagem com sintomas locais (vermelhidão, descamação, dor ou desconforto). Uma sensação de calor e ardor leve é normal nas primeiras aplicações. Deve-se vitar o contato do produto com os olhos, orelhas, narinas e boca, pois são áreas mais sensíveis e que podem ficar irritadas.

Durante o dia pode-se utilizar além do filtro solar, hidratantes para melhorar o ressecamento provocado.