25 de fev de 2013

Refinados e Integrais...a mudança que pode melhorar muito sua saúde!

Se você vive doente, com dores e em médicos, saiba que a causa pode ser a alimentação.
 
Se você adora ingerir gorduras, doces e produtos pro refinados, ou seja, açúcares e farináceos submetidos a processos químicos que dão aquela coloração branca que todos conhecem e ainda por cima não bebe líquidos, com certeza você deve se queixar frequentemente que não dorme bem, sofre de enxaquecas frequentes, má funcionamento do intestino e dores musculares.

Experimente ver o que acontece se você passar a consumir mais de dois litros de água por dia e optar por doces feitos com açúcar mascavo ou demerara em vez do branco, e comer massas e bolos feitos somente com farinha integral em vez de branca.
 
Para entender bem que tipo de alimentação pode ser o verdadeiro "remédio" para seus males, é preciso compreender a diferença entre refinados e integrais.
 
Existem três tipos de carboidratos: complexos, refinados e simples. Os nutricionistas recomendam, os complexos – também conhecidos como integrais. São ricos em amido, porém, possuem teor de gordura baixo, além de conterem vitaminas, minerais e fibras. Fazem parte desse grupo batatas, batata-doce, milho, macarrão integral, arroz integral, feijão, ervilhas e lentilhas, por exemplo.

Os refinados têm sido cada vez mais vistos como vilões, pois no processo químico a que eles são submetidos, perdem fibras, vitaminas e minerais. De maneira geral, têm bastante calorias e são pobres em nutrientes essenciais. Pães brancos, arroz branco, biscoitos, tortas, bolos e a maioria das sobremesas fazem parte dessa categoria.

Os açúcares constituem os carboidratos simples. Eles também são divididos por tipos. Sabe aquele açúcar mais escuro? É o mascavo. Quanto mais sua coloração puxar para o marrom, mais vitaminas e sais minerais ele tem. Especialistas indicam que, em 100 g de açúcar mascavo, há 85 mg de cálcio, 29 mg de magnésio, 22 mg de fósforo e 346 mg de potássio. Na mesma quantidade, o refinado – que é o branco, ou seja, o tipo mais comum – traz, no máximo, 2 mg de cada um desses nutrientes.
 
 
 
 
Veja as propriedades dos diferentes tipos de açúcar que existem:
 
 
- Açúcar mascavo: não passa por refinamento. É extraído da cana-de-açúcar e mantém as mesmas vitaminas e sais minerais dessa planta.
 
- Açúcar demerara: fica no processo intermediário entre o mascavo e o refinado. Não passa por branqueamento. Por isso, mantém as vitaminas e sais minerais no mesmo nível que o mascavo.
 
- Açúcar refinado: é processado a partir do melado de cana ou do açúcar mascavo. O produto, que inicialmente é marrom, recebe adição de gás sulfídrico e outras substâncias químicas para ficar claro. Nesse processo, ele perde vitaminas e sais minerais.
 
- Açúcar orgânico: com valores nutricionais similares ao mascavo e ao demerara, tem a vantagem de ser livre de aditivo tóxico no processo do plantio da cana-de-açúcar.
 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os refinados e integrais pode fazer sua escolha e, quem sabe, ter hábitos de vida cada vez mais saudáveis no dia a dia.

Ao fazer essas trocas na sua dieta, você logo percebe como melhora sua disposição, ânimo, qualidade do sono, funcionamento do intestino e de quebra aliviam as dores.

Com certeza fazer a transição de um tipo de alimentação para outra é difícil. Mas pode ser um preço pequeno a se pagar por uma qualidade de vida muito melhor, longe de consultórios médicos em busca de uma solução que não virá através de remédios ou exames complexos.

Lembre-se que a comida é o que lhe nutre, é sua fonte não só de energia, mas de nutrientes. É a qualidade do combustível que você usa na sua máquina que fará ela funcionar bem ou estragar cedo.