1 de mar de 2013

Corrija sua postura com um fisioterapeuta!


Se olhe no espelho e preste atenção na sua postura.

Você sabia que a má-postura pode ser a causa da barriguinha saliente ou mesmo dos culotes dos flancos (os pneuzinhos)?
Sabemos que a postura, tem sim, o poder de mudar o corpo! Reparem no dia-a-dia em como a maioria das pessoas  ficam corcundas, com os ombros pra frente...isso é muito comum, pois a gente relaxa, e com tanta coisa na cabeça, a última coisa em que acabamos prestando atenção é na postura. Mas aí é que está o problema: temos que tomar cuidado, pois uma má-postura no dia a dia pode trazer sérios problemas. 
A fisioterapia para corrigir a postura pode melhorar muito esse vício de postura. É um tratamento que visa o alinhamento da coluna e das estruturas adjacentes equilibrando todo o sistema músculo-esquelético. Vários métodos posturais podem ser usados com a finalidade de corrigir a postura,  entre eles osteopatia, RPG, Pilates.


Esse tipo de fisioterapia é indicado para pessoas com alterações posturais, que estejam apresentando sintomas ou não. Não há nenhuma restrição de idade ou atividade física. A percepção dos resultados dependerá de cada paciente, da sua imagem corporal, se já pratica atividade física ou não e das alterações que cada um apresenta. Além das sessões na clínica, a pessoa pode fazer exercícios em casa conforme indicado pelo fisioterapeuta, para melhorar a postura no dia a dia.
Cada sessão dura em torno de uma hora. No tratamento, utiliza-se desde técnicas de liberação miofascial (soltura da musculatura), trabalho de conscientização corporal e ativação da musculatura estabilizadora, até exercícios no solo e na bola.

O tempo de tratamento irá depender da evolução e do quadro de cada pessoa, mas é importante lembrar que uma boa postura será resultado não só das sessões de fisioterapia, mas sim da correção de hábitos diários.
Alterações posturais não tratadas podem levar a importantes modificações articulares, musculares, viscerais e respiratórias. As pessoas podem apresentar queixas que vão desde dores crônicas, má digestão, cefaléias (dores de cabeça), disfunções respiratórias, tendinopatias e má oclusão bucal, até alterações na estética corporal. Estes problemas decorrentes da má postura podem afetar o desempenho profissional, a saúde emocional e física, trazendo importante diminuição da qualidade de vida.

Como falamos antes, o fisioterapeuta pode prescrever exercícios para serem realizados em casa e orientações de correções posturais para o dia a dia (ao dirigir, no trabalho, como carregar peso, posição correta para dormir, etc).

Ao corrigir e manter a postura adequada no dia a dia, podemos chegar mais próximos de um corpo ideal (em termos de saúde e de estética).


Permanecer muito tempo na mesma posição, como sentado em frente ao computador é péssimo para a postura. O ideal é que a pessoa se levante a cada hora, faça um alongamento leve, dê uma volta e depois volte ao trabalho. Sempre que possível deve-se manter uma postura reta, com a coluna alinhada e abdômen contraído.

Não é qualquer profissional que pode aplicar a técnica de correção postural. O profissional deve estar capacitado e habilitado para realizar tais técnicas.

O RPG é um tratamento que utiliza exercícios de posturas mantidas para promover o relaxamento de cadeias musculares encurtadas, desbloqueio respiratório e reequilibro do tônus postural, trabalhando o corpo de uma maneira global.
O Pilates, é um método de atividade física que busca através de movimentos precisos e conscientes, uma reorganização física e mental, proporcionando melhora das aptidões físicas, equilíbrio e desenvolvimento de uma consciência corporal, trazendo ao praticante uma melhora na condição física, na consciência de sua postura e de como utilizar seu corpo nas diversas atividades diárias buscando uma mudança na qualidade de vida.
Tanto o Pilates quanto o RPG são eficientes para a melhora da postura. O ideal é que a indicação seja feita com base na necessidade do paciente, podendo inclusive serem realizadas as duas técnicas associadas.
Procure um fisioterapeuta e comece já a melhorar sua postura e qualidade de vida!!!