17 de abr de 2013

Nova droga aprovada para o tratamento do diabetes tipo 2


O primeiro de uma nova classe de drogas para o tratamento do diabetes tipo 2 foi aprovado recentemente pelo Food and Drug Administration (FDA - EUA).
A Invokana (canaglifozin) devem ser usada pelos pacientes com diabetes tipo 2, em conjunto com uma dieta saudável e exercícios, para melhorar o controle da glicemia.
A Invokana pertence a uma classe de medicamentos designados de sódio-co-transportador de glicose-2 (SGLT2) inibidores...(ufa!!!). 
Ele funciona bloqueando a reabsorção de glicose (açúcar) pelos rins e aumentando a excreção de glicose pela urina.


Cerca de 24 milhões de americanos têm diabetes tipo 2, sendo que este é o tipo responsável por mais de 90% dos casos de diabetes nos Estados Unidos, segundo a FDA. 
Se os níveis de açúcar no sangue não forem cuidadosamente controlados, existe um risco aumentado para complicações graves, como doenças cardíacas, cegueira e danos nos rins e nervos.
A aprovação pela FDA baseia-se nos resultados de 9 estudos clínicos com a nova droga envolvendo mais de 10.000 pacientes. Os pacientes que tomaram o medicamento apresentaram melhora nos níveis de hemoglobina A1c ou hemoglobina glicada (uma medida de controle de açúcar no sangue) e melhora nos níveis de açúcar no sangue em jejum (glicemia de jejum).
A nova droga não pode ser usada por pacientes portadores do diabetes tipo 1.
Os efeitos colaterais mais comuns da Invokana são infecções fúngicas vaginais e infecções do trato urinário. Ele também pode causar tonturas e desmaios.