15 de mai de 2013

Pilates para crianças e adolescentes: muitos benefícios!!!


As crianças e os adolescentes também podem sentir dores nas costas, como os adultos, devido a má postura e/ou à falta de exercícios.
Hoje vivemos num mundo muito acelerado e competitivo. O resultado disso é o stress, a falta de concentração e a má postura, causando tensões musculares e muitas dores. Hábitos como carregar mochilas pesadas, ter uma postura relaxada em frente à TV ou ao computador ou mesmo praticar uma quantidade excessiva de atividades são fatores que levam as crianças a adquirirem problemas posturais e de saúde para toda a vida. 

A concentração, a respiração, o controle e o alinhamento do corpo são elementos fundamentais para uma melhor qualidade de vida das crianças e adolescentes, e são, a base de todos os exercícios de Pilates. 

O método proporciona a cada criança, por meio dos seus princípios e exercícios, a percepção do próprio corpo e do espaço que ele ocupa, além da conseqüente percepção do espaço que o outro ocupa. Com isso, os pequenos ganham consciência corporal ampla e aprendem a respeitar as possibilidades e os limites próprios e dos outros. 

É claro que a aula ministrada para crianças é diferente da de adultos. O conteúdo trabalhado precisa ter um sentido para que as crianças o assimilem e o transformem em conhecimento. É preciso estabelecer identidade e conexões entre as aulas de Pilates e o universo das crianças, para que assim, elas percebam os benefícios da boa postura, da concentração e da respiração correta. Dessa maneira, elas irão incorporar o conceito e modificar suas atitudes. 

A utilização de alguns acessórios, como bolas, discos de rotação e de equilíbrio, rolos de espuma e meia-lua, entre outros, responde pelo aspecto lúdico do Pilates, que desafia, desperta e estimula as crianças. Os equipamentos também podem ser adaptados para elas, e alguns objetos, como caixas de diversos tamanhos ou almofadas, são muito úteis nas aulas. Os exercícios respeitam o limite de cada criança. 

Entre os benefícios para as crianças que praticam o Pilates, estão o desenvolvimento do sistema locomotor, o fortalecimento muscular e a melhora da postura, do equilíbrio, do alongamento, da concentração, do humor, do sono, da circulação sangüínea e energética, da digestão, do tônus e da flexibilidade. Também ocorre uma redução de riscos de lesões musculares e/ou articulares.

Para que o trabalho seja estimulante e para que ocorra um melhor aprendizado com uma boa qualidade na execução dos exercícios, o ideal é praticar o Pilates duas vezes por semana, em sessões de uma hora.