29 de jun de 2013

Alimentação Funcional e Celulite


A celulite é uma das vilãs mais odiadas no assunto estético e pode surgir devido a diversos fatores: vida moderna com sedentarismo, fatores genéticos, alterações hormonais, problemas no sistema circulatório e, principalmente, maus hábitos alimentares. 
Por isso não adianta entrar na ditadura dos tratamentos estéticos, sem mudar o que se consome no dia a dia, como alimentos industrializados, ricos em aditivos, sódio, gordura trans, vegetal e saturada. O indicado é substituir lanches com gordura danosa por refeições ricas em nutrientes, além de manter uma hidratação correta e gradual ao longo do dia. Assim o metabolismo trabalha corretamente e os resultados alimentares são visíveis no corpo e o tratamento estético dará o prometido resultado!

Existem três graus de intensidade da celulite. O Grau 1 não apresenta irregularidade aparente, mas ao comprimir a pele poderá observar ondulações no tecido. O Grau 2 possui ondulações ou depressões (furos) que podem aparecer em pé mesmo sem comprimir a região afetada, sugerindo o quadro inflamatório da celulite. Já o Grau 3, além de ter ondulações e depressões aparentes mesmo sem comprimir o tecido, pode ainda apresentar nódulos e aspecto endurecido sugerindo fibrose, inclusive com dor ao comprimir a região afetada. 

O objetivo numero 1 é manter a hidratação corporal com muita água, chás e alimentos com poder diurético. Além disso, devem-se evitar alimentos inflamatórios como os alimentos industrializados ricos em aditivos, corantes, sódio e gorduras danosas, ou seja, salgados, maionese, queijos amarelos, margarina, manteiga, leite integral, refrigerantes, sucos industrializados, molhos e temperos prontos, carne vermelha em excesso, dentre outros.  O fumo também é prejudicial e deve ser evitado. A alimentação é essencial, mas praticar atividades físicas ajudam ainda mais a combater a celulite, mantendo seu metabolismo e circulação sempre a mil!

Alguns alimentos têm o poder de combater a formação de celulite. Consumi-los regularmente faz com que o seu organismo funcione melhor e que a celulite não se acumule, pois possuem ação anti-inflamatória: hortaliças, frutas, grãos integrais,  azeite de oliva, óleo de gergelim, óleo de canola para cocção, temperos naturais como alho, alecrim, gengibre e especiarias como a cúrcuma. E pescados ricos em omega 3 como atum, salmão, sardinha, dentre outros alimentos.

Existem inúmeros tratamentos esteticos indicados para eliminar a celulite, porém é necessário passar por uma avaliação com profissional adequado (médico ou fisioterapeuta) para ele poder avaliar, conforme o seu tipo e grau de celulite o tratamento estético mais adequado, levando também em consideração outros aspectos corporais e de saúde





Nenhum comentário:

Postar um comentário