3 de jul de 2013

CUIDADO com a alta ingestão de proteína nas dietas!


Maior moda nas redes sociais e já cansados de ver alguns perfis no Instagram que postam 10 milhões de receitas incluindo whey em tudo que você pode imaginar? Pratos abarrotados de proteína do café da manhã até o jantar?
Pois é, vamos comentar! 
Ingerir proteína é fundamental para manter o corpo funcionando, mas é preciso muito cuidado com o excesso. Algumas pessoas recorrem a dietas restritivas em proteína para perder peso em curto prazo, ganhar massa magra ou melhorar o desempenho da musculação, mas esse excesso pode sobrecarregar o rim, entupir artérias e até mesmo prejudicar o coração.

Ingerir proteína em excesso faz perder peso rápido pois faz com que a pessoa perca muita água. A longo prazo começam os problemas, pois a falta de outros elementos, como o carboidrato, pode provocar também falta de energia e fraqueza e até favorecer o ganho de peso, caso a pessoa abandone a dieta. Isso acontece também com os outros elementos. Por exemplo, uma dieta rica em carboidrato pode aumentar os radicais livres no organismo e, no caso da gordura, a ingestão excessiva pode causar placas na artéria. Por isso, os médicos recomendam sempre que, para manter uma dieta segura e saudável, estejam presentes no prato todos os grupos alimentares, mas sempre em moderação.
No caso de quem pratica esporte ou musculação, o consumo maior de proteína realmente se faz necessário porque o organismo as utiliza para construir e reparar o tecido muscular, favorecendo o ganho de massa magra. O excesso de proteína para quem quer ganhar massa magra, seja através da alimentação ou também da suplementação – muito comum nas academias -, também pode sobrecarregar os rins da mesma maneira. Fora isso, ingerir uma quantidade exagerada de proteína pode também ser uma medida inútil porque o organismo acaba não aproveitando e eliminando o excesso através da urina.

Portanto, sempre repetimos a mesma orientação, Instagram e Facebook não são consultórios médicos, nutricionais e muito menos personal trainers. Procure profissional especializado. Siga seu emagrecimento com endocrinologista e nutricionista para que sua alimentação seja balanceada e configurada para suas características!




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