20 de ago de 2013

Coma OVO




O ovo é considerado o segundo alimento mais completo do mundo. Para que você saiba, o primeiro é o leite materno, terceiro o côco, quarto a quinoa real.

Muito se fala a respeito do problema do aumento do colesterol relacionado ao ovo, mas saibam que até hoje, não houve estudo algum que conseguiu comprovar esta teoria. Além disso, o colesterol é uma substância essencial à vida e a partir dele ocorre toda síntese de hormônios sexuais no corpo.
O ovo é composto por:

- Ácidos Graxos Saturados

- Ácidos Graxos Insaturados

- 20 Aminoácidos

- 14 Minerais

- 12 Vitaminas

- Carotenóides



Dentre os componentes, destaco principalmente:

- Vitamina B12, Folato, Vitaminas A, D, E, K

- Aminoácidos/Proteínas (20% das proteínas que necessitamos diariamente é proporcionada por 1 Ovo)

- Fosfatidilcolina (também chamada de Lecitina)

- Carotenóides Luteína / Zeaxantina*

* Estas substâncias em nosso corpo diminuem a incidência de doença cardiovascular, diminuem a degeneração macular nos olhos (relacionada com a idade), previnem catarata e retinose pigmentar. Ou seja, melhora a visão e previne doenças oftálmicas degenerativas


Em estudo publicado pela Nutrition and Metabolism EM, 2008, foi evidenciado que o ovo tem os seguintes benefícios:

- Ação Anti-Inflamatória (sendo capaz de diminuir a Proteína C Reativa)

- Emagrecimento (como efeito indireto,o ovo aumenta o hormônio Adiponectina)

- Aumento do HDL (o colesterol “bom”)

- Diminui os níveis de Insulina (previne diabetes)

O melhor ovo é realmente o “caipira”, mas melhor comer o “não caipira” do que ficar sem ovo. O ovo orgânico ou caipira, chega a ter de 10 a 20 vezes mais ômega-3 que o não orgânico!

Comer ovo cru não é uma boa idéia, não recomendo devido ao problema da salmonellose, infecção que pode se instalar através de micro rachaduras na casca. Outra coisa, busque guardar seus ovos dentro da geladeira e não naquele local da porta, que é de fato o pior local para se guardar, por causa da probabilidade de provocar rachaduras no abre e fecha da porta.



Por último, saibam que o ovo deve ser ingerido completo, não devemos comer só uma parte ou outra. Vou disponibilizar a vocês a porcentagem de absorção de aminoácidos (proteínas) de cada alimento para que vejam que o ovo é além de tudo, uma fonte proteica melhor do que qualquer outra possível à nós:

- Leite Materno – 49% de absorção

- Ovo (clara+gema) – 48%

- Carne, peixe e frango – 32%

- Fórmulas de aminoácidos – as melhores não chegam a 30%

- Soja – 17%

- Produtos lácteos – 16%

- Clara de ovo – 17%

- Espirulina – 6%


E saibam que a Universidade de Harvard realizou um estudo onde estudantes de medicina ingeriram 25 ovos por dia durante 3 meses e o colesterol deles baixou!

Para finalizar, vou explicar como a nutrigenética enxerga alimentos como possíveis remédios. Olhem o exemplo do ovo:

- Bom para alergias devido à presença de Zinco

- Bom para Artrite devido à presença do antioxidante mais potente que existe no organismo: a Glutationa

-Tem a presença da vitamina chamada PQQ (Pirrolo Quinonina Quinona) que é benéfica para o crescimento e desenvolvimento corporal

-Atua na degeneração macular

Resumindo, não há dúvidas de que o ovo deveria fazer parte da dieta de todas as pessoas diariamente.

De 1974 a 2003, houve uma diminuição de 84% na ingesta de ovos no Brasil. Aí de 2003 a 2009, houve ainda uma diminuição de mais 87% sobre a quantidade já diminuída! Isto são dados do IBGE.

Chega de preconceito!!!


(fonte: www.blogdodrvictorsorrentino.com)

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