22 de ago de 2013

Dieta para evitar acne

Não coma chocolate, porque vai se encher de espinhas! Quem nunca ouviu essa recomendação? 

A relação do que comemos com o surgimento de acne foi revelado pela ciência no final de 1800! Chocolate, açúcar e gordura foram identificados como os grandes culpados, mas em 1960 os especialistas voltaram a separar as duas temáticas, revela o Science Daily. 

Por sua vez, um novo estudo publicado em 2013 no jornal da Academy of Nutrition and Diet conclui que há cada vez mais evidências de uma ligação entre dieta e acne.

A publicação foi feita pela equipe de nutricionistas e dermatologistas da Universidade de Nova York e do New York Medical College, que analisou 50 anos de estudos sobre o tema. 


As conclusões revelaram que o consumo frequente de alimentos ricos em carboidratos com alto índice glicêmico (como pão branco, massas, arroz) e laticínios influenciam no agravamento das espinhas (não no seu surgimento).

Diante desses resultados, os cientistas recomendam aos dermatologistas e aos nutricionistas que trabalhem em conjunto na investigação e tratamento da acne. Eles lembram ainda que a melhor abordagem é tratar cada paciente individualmente, considerando cuidadosamente a possibilidade de uma mudança alimentar.

O que é índice glicêmico?

O Índice Glicêmico (IG) é um indicador baseado na habilidade e na velocidade do organismo em elevar os níveis de glicose sanguínea pós-prandial após a ingestão de carboidratos.

A insulina é responsável por retirar as moléculas de açúcar da circulação e jogá-las para dentro das células onde são transformadas em energia. Consequentemente a insulina em excesso faz com que o corpo produza mais gordura, porque o excedente de açúcar transforma-se em triglicérides, uma gordura tão prejudicial quanto o colesterol.

Os especialistas afirmam que alimentos com índice glicêmico maior que 60 devem ser consumidos com moderação por quem tem espinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário