26 de ago de 2013

Perca peso usando princípios da economia...

No livro "4 Horas Para o Corpo", Timothy Ferriss reúne informações para criar um método de exercícios e dieta que incluem até uma lei conhecida dos investidores de Wall Street: o princípio 80/20.

Também conhecido como princípio de Pareto, o conceito atribuído ao pensamento do polêmico economista e sociólogo Vilfredo Pareto (1848-1923), defende que 80% dos efeitos acontecem em decorrência de apenas 20% de causas.

Fundamentado em depoimentos de atletas, fisiculturistas, médicos e sua própria experiência - Ferriss se usa como cobaia -, a edição presa pela praticidade e eficiência.

O treinamento procura criar novos hábitos para perder gordura, ganhar massa muscular e melhorar a vida sexual.


"Por favor, evite ser estúpido e acabar se matando. Nós dois ficaríamos tristes com isso. Consulte um médico antes de seguir qualquer informação contida neste livro", ressalva o autor na edição.

Abaixo, leia um trecho do exemplar sobre o princípio de Pareto.

O princípio 80/20: de Wall Street para a máquina humana

Este livro foi elaborado para fornecer a você os 2,5% mais importantes das ferramentas necessárias para a recomposição corporal e o aumento do desempenho. Podemos explicar esse estranho número - 2,5% - com uma história bem curta. Vilfredo Pareto foi um polêmico economista e sociólogo que viveu de 1848 a 1923. Sua obra mais impactante, Cours d'économie politique, mostrava uma "lei" de distribuição de rendimentos, até então pouco explorada, que mais tarde receberia seu nome: "lei de Pareto" ou "distribuição de Pareto", popularmente conhecida como "o princípio 80/20".

Pareto demonstrou uma distribuição de riqueza na sociedade extremamente desigual mas previsível - 80% da riqueza e da renda é produzida e detida por 20% da população. Também mostrou que o princípio 80/20 pode ser encontrado em quase qualquer lugar, e não apenas na economia. Oitenta por cento das ervilhas do jardim de Pareto foram produzidas por 20% das plantas, por exemplo.

Na prática, o princípio 80/20 costuma ser muito mais desproporcional.

Para ser considerado uma pessoa fluente em espanhol, por exemplo, é preciso um vocabulário ativo de aproximadamente 2.500 palavras que ocorrem com muita freqüência na língua. Isso permitirá que se compreenda mais de 95% de tudo que é dito. Para alcançar 98% de compreensão, é necessário ter pelo menos cinco anos de prática, e não cinco meses. Fazendo as contas, descobre-se que 2.500 palavras equivalem a meros 2,5% das 100.000 palavras que se estima existirem no idioma espanhol.

Isso significa que:

1. 2,5% do conteúdo é responsável por 95% dos resultados desejáveis.
2. Os benefícios obtidos com esses mesmos 2,5% são apenas 3% menores que o que você conseguiria com um esforço 12 vezes maior.

Esses fantásticos 2,5% são o segredo, a alavanca de Arquimedes, para quem deseja obter os melhores resultados no menor tempo possível. O truque é encontrar os tais 2,5%.

Este livro não pretende ser um estudo completo sobre todas as coisas relacionadas ao corpo humano. Meu objetivo é compartilhar o que descobri ser os 2,5% que produzem os 95% de resultados desejados num rápido processo de recomposição corporal e melhora de desempenho. Se você já tem um índice de gordura corporal de 5% ou levanta 180 kg de peso, então faz parte de uma elite de 1% da humanidade e agora vive no mundo das vantagens extraordinárias. Este livro é para os outros 99%, que podem obter benefícios quase inacreditáveis em pouquíssimo tempo.


E daí, ficou curioso? Eu também...

(fonte: www1.folha.uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário