23 de out de 2013

A importância de uma alimentação saudável na gestação

Manter uma alimentação equilibrada é a chave para evitar doenças, aumentar de peso adequadamente e garantir o desenvolvimento saudável do bebê.


Veja algumas dicas para a alimentação das mulheres que estão grávidas ou pretendem engravidar:

- Durante a gestação, é preciso encontrar o equilíbrio. Alimentos fontes de açúcar, bem como óleos e gorduras, devem ser ingeridos moderadamente.

- O excesso de sal e de alimentos como pepino, pimentão, melancia e pimenta, por exemplo, devem ser evitados.

- Café e bebidas alcoólicas não devem ser consumidos.

Durante a formação do bebê, o corpo da mãe utiliza uma parte de líquidos e energia oriundos da alimentação. A outra parte da energia fica retida em forma de gordura, sendo utilizada no decorrer da gravidez e do aleitamento.

A gestante não deve pensar em perder peso por estar insatisfeita com os quilinhos a mais, pois isso pode interferir na formação do bebê. Todas as vitaminas são importantes. O ácido fólico, o ferro e o cálcio, por exemplo, são elementos fundamentais para que a gravidez ocorra normalmente.

É natural que o consumo de calorias, vitaminas e minerais seja maior entre as grávidas. Para que o peso não ultrapasse a normalidade, a gestante deve fazer de seis a oito refeições por dia, com as calorias balanceadas, e dar preferência para frutas, legumes e verduras.

Um jejum prolongado pode causar efeitos nocivos para o feto.

Uma boa alimentação durante a gestação previne o aparecimento de patologias, mesmo em longo prazo.

Cientificamente, sabe-se que muitas doenças crônico-degenerativas se iniciam no interior do útero. Existe um termo médico chamado "programming" que mostra evidências clinicas da desnutrição ou da superalimentação durante o período gestacional, e que gera doenças no adulto.

(fonte: abran.org.br)

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