2 de nov de 2013

Por que sofro com olheiras???




A área periorbital (região ao redor dos olhos) é a região da face mais susceptível aos efeitos do envelhecimento, ficando com uma aparência de cansaço.

Existem olheiras causadas pelo stress ou por noites mal dormidas e outras causadas pelo depósito de melanina (pigmento escuro) na pele que podem ter origem genética, ou ocorrerem por hiperpigmentação pós-inflamatória, formando um contraste com o resto da pele do rosto.

As olheiras de stress são originadas pela dilatação dos vasos sanguíneos, denominada congestão vascular, deixando a pálpebra arroxeada. O objetivo do tratamento é auxiliar na contração desses vasos, com descanso, compressas de água gelada, etc. Cosméticos com vitamina C e ácidos podem colaborar. As máscaras de argila também são maravilhosas pois contém elementos minerais necessários para o equilíbrio da circulação local.

Outra causa importante das olheiras é a troca da respiração nasal pela oral. A aparência facial pode ser alterada, pois respirar pela boca altera a função muscular das estruturas da face, tornando os músculos flácidos. Nesse caso é necessário acompanhamento médico de otorrinolaringologista.

Com o passar da idade o escurecimento da pálpebra é progressivo, costuma ser mais permanentes e tem a tendência de aumentar, justamente onde a pele é mais fina o pigmento mais depositado fica mais aparente. Identificar a causa é muito importante para o sucesso dos tratamentos. Por isso, recomenda-se passar por uma boa avaliação antes de sair por aí testando vários produtos que podem não surtir efeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário