21 de fev de 2014

Maquiagem faz mal à pele? Envelhece? Veja alguns mitos e verdades sobre as makes que tanto amamos:

Parte da produção de toda mulher vaidosa, a maquiagem tem a função de valorizar os traços e corrigir as imperfeições da face. Em contrapartida, seu uso constante e indiscriminado é visto como um dos causadores do envelhecimento precoce da pele, devido ao fechado dos poros. Sendo assim, para que haja harmonia entre beleza e saúde, é preciso conhecer mais sobre o uso do cosmético e suas reações em contato com a pele.


Usar maquiagem envelhece.
Mito. Esse tipo de cosmético só causa prejuízos à saúde da pele se não for utilizado da forma correta, ou seja, sendo retirado antes de dormir. Além disso, é preciso que ele fique armazenado em locais frescos e seja utilizado dentro do prazo de validade para não comprometer o visual.
A maquiagem pode substituir o protetor solar.
Verdade. “Mas apenas se for testada dermatologicamente e oferecer o fator de proteção solar mínimo de 30”, explica Carolina Marçon, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Assim, além de proteger a pele, ela previne o surgimento de manchas devido à proteção física que oferece por meio do pigmento responsável pela cor.
Dormir sem retirar a maquiagem não prejudica a pele.
Mito. Durante o dia a make-up não oferece nenhum risco, porém à noite os cosméticos obstruem os poros e impedem que processos noturnos, como a nutrição e a respiração da pele, sejam realizados da maneira adequada. Além disso, o hábito pode causar o surgimento da acne e ser responsável pelo envelhecimento precoce.
A maquiagem pode causar alergia mesmo após muito tempo de uso.
Verdade. “A dermatite de contato pode acontecer tardiamente, independentemente da idade e do tipo de pele que a pessoa tenha. Nesse caso, o organismo cria anticorpos lentamente até provocar uma reação, que sempre ocorrerá quando o produto for usado”, afirma a especialista.
Retirar a maquiagem apenas com água é suficiente.
Mito. Nem mesmo com a ajuda do sabonete é possível remover a maquiagem completamente. A melhor opção é o demaquilante bifásico, que contém um óleo capaz de remover todos os resíduos e serve até mesmo para peles oleosas, desde que a higienização do rosto seja feita em seguida.
Cosméticos vencidos podem prejudicar a pele.
Verdade. As alterações que ocorrem na composição química após o vencimento podem desencadear reações alérgicas. Além disso, todos os produtos contêm componentes que diminuem o risco de uma infecção bactericida, e essas substâncias perdem o efeito, assim como o produto perde sua eficácia após a data limite.
Compartilhar maquiagem oferece riscos à saúde.
Verdade. Especialmente produtos que são aplicados em áreas como os olhos e a boca, mais suscetíveis a infecções bacterianas, como a herpes e a conjuntivite. Já produtos como base e corretivo podem ser compartilhados, pois não há contato direto com a pele de terceiros.
PURA VERDADE
Cosméticos que possuem FPS mínimo de 30 são ótimos aliados na proteção da pele e podem até mesmo substituir o filtro solar, sem oferecer o risco de envelhecimento precoce se forem manipulados da maneira correta. Para isso é preciso estar atenta à validade dos produtos e às reações na pele, visto que podem causar alergia mesmo após muito tempo de uso. A remoção também é importante, uma vez que dormir com a make-up pode trazer diversos incômodos, como acne e oleosidade excessiva.

(fonte: www.beleza.terra.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário