6 de mai de 2014

O Taping na Fisioterapia Dermatofuncional

Você já deve ter visto na televisão ou até na academia atletas utilizando fitas coloridas pelo corpo. Isso se chama Kinesio Taping. O Taping é um recurso terapêutico utilizado por fisioterapeutas, que foi desenvolvido por Kenzo Kase na década de 70, no Japão, com intuito de criar um material que apresentasse elasticidade, espessura e peso semelhantes à pele a fim de otimizar as funções fisiológicas do organismo necessárias ao processo de recuperação do corpo. 


As bandagens podem promover um aumento da estimulação somatossensorial e consequentemente um input proprioceptivo e mecanorreceptivo, possibilitando respostas como inibições, ativações, facilitações, além de diversos efeitos mecânicos, dependendo do objetivo de uso. 




Inicialmente, sua aplicação era voltada para a área de desportiva, com a evolução das pesquisas científicas houve ampliação nas áreas de atuação, inclusive a área da Dermato-Funcional. 

A aplicação da bandagem na pele de qualquer segmento corporal, dependendo do seu recorte (formato) e da quantidade de tensão empregada (0 a 100%), teoricamente, geraria diferentes efeitos fisiológicos, e entre os principais efeitos destacados na estética são:
1-    Ativação do sistema e retorno linfático;
2-    Pós operatório de cirurgia plástica (edema, dor, fibrose, aderência e hematomas)
3-    Cicatrizes com fibroses e aderências
4-    Novos estudos estão sendo desenvolvidos para tratamento da flacidez e até da cellulite.




A Fisioterapeuta Dermato-Funcional da DUE, a Dra. Pâmela Rosa Pereira possui Pós Graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional, Mestrado em Cirurgia e agora se aperfeiçoou no método Taping voltado para a Dermato-Funcional, apresentando esse novo tratamento para nossa região.
Abaixo segue foto de um paciente pós-lipoaspiração. Na primeira foto mostra o hematoma no local antes da aplicação da bandagem e na segunda foto mostra a surpreendente reabsorção do hematoma em apenas 4 dias após a aplicação da bandagem. Hematomas pós-lipoaspiração levam semanas para ser totalmente reabsorvidos e quanto maior a extensão e duração do hematoma, maior a chance de desenvolver outras complicações como as fibroses.
                                                                   (Foto: Arquivo Clínica DUE)

É imprescindível conhecer profundamente o processo de reparo tecidual para tratar pós-operatórios, por isso, procure um profissional qualificado e especializado para garantir um perfeito resultado final! Tratamentos baseados em apenas Drenagem Linfática Manual são extremamente arcaicos quando hoje existem diversas terapias eficazes para celerar e promover um resultado muito mais satisfatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário